Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50427

Compartilhe esta página

Título: Desafios e possibilidades do trabalho com projetos didáticos no ensino de língua portuguesa e na formação inicial do professor de português
Autor(es): SILVA, Poliana Soares da
Palavras-chave: Ensino de língua portuguesa; Projeto didático; Formação docente
Data do documento: 9-Mar-2023
Abstract: Neste artigo, analisamos e discutimos os dados de uma pesquisa que teve o objetivo de investigar como é realizado o trabalho com projetos didáticos na formação inicial do professor de português e, por meio disso, averiguar suas contribuições para o ensino de língua portuguesa e para a formação docente e compreender os desafios que impedem a pedagogia de projetos de ser utilizada com frequência no meio escolar. O estudo, de caráter qualitativo-interpretativo, foi executado através da análise documental de relatórios de estágio de regência de turma e de uma entrevista semiestruturada com recém-egressos do curso de licenciatura em Letras-Português da UFPE. Os resultados apontaram que tal estratégia de ensino colabora para a efetivação de um ensino interacionista de língua e para a formação de professores crítico-reflexivos, que se reafirmam enquanto agentes de transformação social, além de indicar que a efetivação do trabalho com projetos didáticos está ligada às condições de trabalho e à identidade dos próprios professores.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50427
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Poliana Soares da Silva.docx.pdf306,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons