Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50427
Compartilhe esta página
Título: | Desafios e possibilidades do trabalho com projetos didáticos no ensino de língua portuguesa e na formação inicial do professor de português |
Autor(es): | SILVA, Poliana Soares da |
Palavras-chave: | Ensino de língua portuguesa; Projeto didático; Formação docente |
Data do documento: | 9-Mar-2023 |
Abstract: | Neste artigo, analisamos e discutimos os dados de uma pesquisa que teve o objetivo de investigar como é realizado o trabalho com projetos didáticos na formação inicial do professor de português e, por meio disso, averiguar suas contribuições para o ensino de língua portuguesa e para a formação docente e compreender os desafios que impedem a pedagogia de projetos de ser utilizada com frequência no meio escolar. O estudo, de caráter qualitativo-interpretativo, foi executado através da análise documental de relatórios de estágio de regência de turma e de uma entrevista semiestruturada com recém-egressos do curso de licenciatura em Letras-Português da UFPE. Os resultados apontaram que tal estratégia de ensino colabora para a efetivação de um ensino interacionista de língua e para a formação de professores crítico-reflexivos, que se reafirmam enquanto agentes de transformação social, além de indicar que a efetivação do trabalho com projetos didáticos está ligada às condições de trabalho e à identidade dos próprios professores. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50427 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Poliana Soares da Silva.docx.pdf | 306,84 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons