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Título : Arpillera, o tecido pedagógico da resistência feminista no Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB : uma inspiração chilena para as mulheres rurais do Nordeste do Brasil
Autor : SILVA, Fábia Roseana Souza Oliveira da
Palabras clave : Arpilleras – Brasil, Nordeste; Movimentos sociais – Brasil, Nordeste; Feminismo – Brasil, Nordeste; MAB; Tecido pedagógico
Fecha de publicación : 21-jul-2022
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA, Fábia Roseana Souza Oliveira da. Arpillera, o tecido pedagógico da resistência feminista no Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB: uma inspiração chilena para as mulheres rurais do Nordeste do Brasil. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Resumen : Este projeto de pesquisa se propõe a responder a seguinte pergunta: De que maneira a técnica chilena arpilleras constrói o tecido pedagógico da resistência feminista no Movimento dos Atingidos por Barragens para os enfrentamentos das principais violações dos direitos humanos das mulheres atingidas? Tendo como objetivo geral compreender como a técnica chilena arpilleras constrói o tecido pedagógico da resistência feminista no Movimento dos Atingidos por Barragens para a documentação, denuncia, de forma participativa e abrangente os enfrentamentos das principais violações dos direitos humanos das mulheres atingidas durante os processos de planejamento, construção e operação de barragens no Nordeste do Brasil. Nesta perspectiva, o quadro teórico utilizado principalmente são, sobre os movimentos sociais do campo no Brasil, Gohn (2010). Sobre direitos humanos na sociedade brasileira, Tosi (2005), sobre os direitos humanos e educação, Dias (2007), sobre os direitos humanos e barragens, Soares (2019) e MAB (2008,2011,2018). Sobre as pedagogias descoloniais a Alvorado (2014) e Maldonado – Torres (2020) e os documentos produzidos pelo MAB (2005,2015,2018). Sobre as mulheres arpilleristas do MAB, Benincá (2011) e Freire (2006), Lima (2018) e MAB (2015). A metodologia escolhida para a pesquisa foi a abordagem qualitativa, do tipo exploratória e explicativa, o método a ser utilizado será o caso alargado e realização de entrevistas não estruturadas com quatro grupos específicos do MAB Nordeste e Ceará.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50022
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

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