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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50022
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | LAGE, Allene Carvalho | - |
dc.contributor.author | SILVA, Fábia Roseana Souza Oliveira da | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-10T13:11:42Z | - |
dc.date.available | 2023-05-10T13:11:42Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-21 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Fábia Roseana Souza Oliveira da. Arpillera, o tecido pedagógico da resistência feminista no Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB: uma inspiração chilena para as mulheres rurais do Nordeste do Brasil. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50022 | - |
dc.description.abstract | Este projeto de pesquisa se propõe a responder a seguinte pergunta: De que maneira a técnica chilena arpilleras constrói o tecido pedagógico da resistência feminista no Movimento dos Atingidos por Barragens para os enfrentamentos das principais violações dos direitos humanos das mulheres atingidas? Tendo como objetivo geral compreender como a técnica chilena arpilleras constrói o tecido pedagógico da resistência feminista no Movimento dos Atingidos por Barragens para a documentação, denuncia, de forma participativa e abrangente os enfrentamentos das principais violações dos direitos humanos das mulheres atingidas durante os processos de planejamento, construção e operação de barragens no Nordeste do Brasil. Nesta perspectiva, o quadro teórico utilizado principalmente são, sobre os movimentos sociais do campo no Brasil, Gohn (2010). Sobre direitos humanos na sociedade brasileira, Tosi (2005), sobre os direitos humanos e educação, Dias (2007), sobre os direitos humanos e barragens, Soares (2019) e MAB (2008,2011,2018). Sobre as pedagogias descoloniais a Alvorado (2014) e Maldonado – Torres (2020) e os documentos produzidos pelo MAB (2005,2015,2018). Sobre as mulheres arpilleristas do MAB, Benincá (2011) e Freire (2006), Lima (2018) e MAB (2015). A metodologia escolhida para a pesquisa foi a abordagem qualitativa, do tipo exploratória e explicativa, o método a ser utilizado será o caso alargado e realização de entrevistas não estruturadas com quatro grupos específicos do MAB Nordeste e Ceará. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Arpilleras – Brasil, Nordeste | pt_BR |
dc.subject | Movimentos sociais – Brasil, Nordeste | pt_BR |
dc.subject | Feminismo – Brasil, Nordeste | pt_BR |
dc.subject | MAB | pt_BR |
dc.subject | Tecido pedagógico | pt_BR |
dc.title | Arpillera, o tecido pedagógico da resistência feminista no Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB : uma inspiração chilena para as mulheres rurais do Nordeste do Brasil | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2871733899628812 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8659756009849404 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAA | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research project proposes to answer the following question: How does the Chilean technique arpilleras build the pedagogical fabric of feminist resistance in the Movement of People Affected by Dams to confront the main human rights violations of affected women? With the general objective of understanding how the Chilean technique arpilleras builds the pedagogical fabric of feminist resistance in the Movement of People Affected by Dams for documentation, it denounces, in a participatory and comprehensive way, the confrontations of the main violations of the human rights of women affected during the planning processes. , construction and operation of dams in Northeast Brazil. In this perspective, the theoretical framework used mainly is, on the social movements of the countryside in Brazil, Gohn (2010). On human rights in Brazilian society, Tosi (2005), on human rights and education, Dias (2007), on human rights and dams, Soares (2019) and MAB (2008,2011,2018). About the decolonial pedagogies to Alvorado (2014) and Maldonado – Torres (2020) and the documents produced by MAB (2005,2015,2018). About the women arpillerists of MAB, Benincá (2011) and Freire (2006), Lima (2018) and MAB (2015). The methodology chosen for the research was the qualitative approach, exploratory and explanatory, the method to be used will be the extended case and conducting unstructured interviews with four specific groups from MAB Nordeste and Ceará. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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