Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50022

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLAGE, Allene Carvalho-
dc.contributor.authorSILVA, Fábia Roseana Souza Oliveira da-
dc.date.accessioned2023-05-10T13:11:42Z-
dc.date.available2023-05-10T13:11:42Z-
dc.date.issued2022-07-21-
dc.identifier.citationSILVA, Fábia Roseana Souza Oliveira da. Arpillera, o tecido pedagógico da resistência feminista no Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB: uma inspiração chilena para as mulheres rurais do Nordeste do Brasil. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50022-
dc.description.abstractEste projeto de pesquisa se propõe a responder a seguinte pergunta: De que maneira a técnica chilena arpilleras constrói o tecido pedagógico da resistência feminista no Movimento dos Atingidos por Barragens para os enfrentamentos das principais violações dos direitos humanos das mulheres atingidas? Tendo como objetivo geral compreender como a técnica chilena arpilleras constrói o tecido pedagógico da resistência feminista no Movimento dos Atingidos por Barragens para a documentação, denuncia, de forma participativa e abrangente os enfrentamentos das principais violações dos direitos humanos das mulheres atingidas durante os processos de planejamento, construção e operação de barragens no Nordeste do Brasil. Nesta perspectiva, o quadro teórico utilizado principalmente são, sobre os movimentos sociais do campo no Brasil, Gohn (2010). Sobre direitos humanos na sociedade brasileira, Tosi (2005), sobre os direitos humanos e educação, Dias (2007), sobre os direitos humanos e barragens, Soares (2019) e MAB (2008,2011,2018). Sobre as pedagogias descoloniais a Alvorado (2014) e Maldonado – Torres (2020) e os documentos produzidos pelo MAB (2005,2015,2018). Sobre as mulheres arpilleristas do MAB, Benincá (2011) e Freire (2006), Lima (2018) e MAB (2015). A metodologia escolhida para a pesquisa foi a abordagem qualitativa, do tipo exploratória e explicativa, o método a ser utilizado será o caso alargado e realização de entrevistas não estruturadas com quatro grupos específicos do MAB Nordeste e Ceará.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArpilleras – Brasil, Nordestept_BR
dc.subjectMovimentos sociais – Brasil, Nordestept_BR
dc.subjectFeminismo – Brasil, Nordestept_BR
dc.subjectMABpt_BR
dc.subjectTecido pedagógicopt_BR
dc.titleArpillera, o tecido pedagógico da resistência feminista no Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB : uma inspiração chilena para as mulheres rurais do Nordeste do Brasilpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2871733899628812pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8659756009849404pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAApt_BR
dc.description.abstractxThis research project proposes to answer the following question: How does the Chilean technique arpilleras build the pedagogical fabric of feminist resistance in the Movement of People Affected by Dams to confront the main human rights violations of affected women? With the general objective of understanding how the Chilean technique arpilleras builds the pedagogical fabric of feminist resistance in the Movement of People Affected by Dams for documentation, it denounces, in a participatory and comprehensive way, the confrontations of the main violations of the human rights of women affected during the planning processes. , construction and operation of dams in Northeast Brazil. In this perspective, the theoretical framework used mainly is, on the social movements of the countryside in Brazil, Gohn (2010). On human rights in Brazilian society, Tosi (2005), on human rights and education, Dias (2007), on human rights and dams, Soares (2019) and MAB (2008,2011,2018). About the decolonial pedagogies to Alvorado (2014) and Maldonado – Torres (2020) and the documents produced by MAB (2005,2015,2018). About the women arpillerists of MAB, Benincá (2011) and Freire (2006), Lima (2018) and MAB (2015). The methodology chosen for the research was the qualitative approach, exploratory and explanatory, the method to be used will be the extended case and conducting unstructured interviews with four specific groups from MAB Nordeste and Ceará.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Fábia Roseana Souza Oliveira da Silva.pdf3,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons