Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49861

Compartilhe esta página

Título: Emaranhados sociais, políticos e fantasmáticos no sistema avaliativo educacional pernambucano : nas assombrações constitutivas, o que deixamos de enxergar?
Autor(es): SILVA, Divane Oliveira de Moura
Palavras-chave: Avaliação educacional; Pernambuco; Análise do discurso; Teoria crítica - Educação
Data do documento: 16-Fev-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Divane Oliveira de Moura. Emaranhados sociais, políticos e fantasmáticos no sistema avaliativo educacional pernambucano: nas assombrações constitutivas, o que deixamos de enxergar?. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: A presente pesquisa problematiza a avaliação educacional utilizada pela rede estadual de Pernambuco por meio do Programa de Modernização da Gestão Pública - Metas para a Educação. Ao compreendermos o campo educacional como campo político, nos ancoramos na ontologia política pós-estruturalista formulada pela Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe ([1985] 2015), com a articulação interpretativa proposta por Jason Glynos e David Howarth (2007). Nosso objetivo é compreender a articulação hegemônica que possibilita à política pública pernambucana intentar a padronização avaliativa das escolas da rede estadual de ensino. Formam o corpus da pesquisa: documentos oficiais - locais e nacionais, fontes bibliográficas, notícias veiculadas em diferentes mídias, websites, pronunciamentos oficiais. Sinteticamente, aspiramos oferecer as seguintes contribuições relacionadas à avaliação do sistema educacional pernambucano: (a) caracterização e transformação de seus regimes e práticas discursivas; (b) exposição de maneiras pelas quais ela prende e seduz os sujeitos; (c) explicação crítica dos objetos e condições discursivas que tornam os padrões ou rotinas de articulações possíveis. Portanto, criticamente envolvemos um plano sincrônico para a caracterização e um plano diacrônico para a identificação da reprodução e/ou subversão, trazendo à tona as normas tidas como certas e legítimas do sistema avaliativo em foco, as quais possibilitam sua hegemonia. Nossos resultados apontam que as práticas examinadas são constitutivamente guiadas por lógicas discursivas, cuja opacidade envolve a construção de significados em torno da modernização, por meio de jogos de linguagem nas dimensões sociais, políticas e fantasmáticas. O mecanismo articulatório dessas lógicas oculta a contingência e precariedade política, especialmente pelo controle ideológico assombroso que a prática modernizadora exerce sobre o discurso da avaliação educacional pernambucana, oferecendo uma narrativa gratificante às pessoas, com vistas a desmobilização, despolitização e aceitação das normas sociais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49861
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Divane Oliveira de Moura Silva.pdf4,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons