Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49861
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CUNHA, Kátia Silva | - |
dc.contributor.author | SILVA, Divane Oliveira de Moura | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-02T13:19:36Z | - |
dc.date.available | 2023-05-02T13:19:36Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-16 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Divane Oliveira de Moura. Emaranhados sociais, políticos e fantasmáticos no sistema avaliativo educacional pernambucano: nas assombrações constitutivas, o que deixamos de enxergar?. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49861 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa problematiza a avaliação educacional utilizada pela rede estadual de Pernambuco por meio do Programa de Modernização da Gestão Pública - Metas para a Educação. Ao compreendermos o campo educacional como campo político, nos ancoramos na ontologia política pós-estruturalista formulada pela Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe ([1985] 2015), com a articulação interpretativa proposta por Jason Glynos e David Howarth (2007). Nosso objetivo é compreender a articulação hegemônica que possibilita à política pública pernambucana intentar a padronização avaliativa das escolas da rede estadual de ensino. Formam o corpus da pesquisa: documentos oficiais - locais e nacionais, fontes bibliográficas, notícias veiculadas em diferentes mídias, websites, pronunciamentos oficiais. Sinteticamente, aspiramos oferecer as seguintes contribuições relacionadas à avaliação do sistema educacional pernambucano: (a) caracterização e transformação de seus regimes e práticas discursivas; (b) exposição de maneiras pelas quais ela prende e seduz os sujeitos; (c) explicação crítica dos objetos e condições discursivas que tornam os padrões ou rotinas de articulações possíveis. Portanto, criticamente envolvemos um plano sincrônico para a caracterização e um plano diacrônico para a identificação da reprodução e/ou subversão, trazendo à tona as normas tidas como certas e legítimas do sistema avaliativo em foco, as quais possibilitam sua hegemonia. Nossos resultados apontam que as práticas examinadas são constitutivamente guiadas por lógicas discursivas, cuja opacidade envolve a construção de significados em torno da modernização, por meio de jogos de linguagem nas dimensões sociais, políticas e fantasmáticas. O mecanismo articulatório dessas lógicas oculta a contingência e precariedade política, especialmente pelo controle ideológico assombroso que a prática modernizadora exerce sobre o discurso da avaliação educacional pernambucana, oferecendo uma narrativa gratificante às pessoas, com vistas a desmobilização, despolitização e aceitação das normas sociais. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject | Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | Análise do discurso | pt_BR |
dc.subject | Teoria crítica - Educação | pt_BR |
dc.title | Emaranhados sociais, políticos e fantasmáticos no sistema avaliativo educacional pernambucano : nas assombrações constitutivas, o que deixamos de enxergar? | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9867249027380041 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8333609070079117 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAA | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research problematizes the educational evaluation used by the state network of Pernambuco through the Public Management Modernization Program - Goals for Education. By understanding the educational field as a political field, we are anchored in the post-structuralist political ontology formulated by Ernesto Laclau and Chantal Mouffe's Theory of Discourse ([1985] 2015), with the interpretative articulation proposed by Jason Glynos and David Howarth (2007). Our objective is to understand the hegemonic articulation that allows public policy in Pernambuco to attempt the evaluative standardization of schools in the state education network. Forming the research corpus: official documents - local and national, bibliographic sources, news published in different media, websites, official pronouncements. In summary, we aspire to offer the following contributions related to the evaluation of the Pernambuco educational system: (a) characterization and transformation of its regimes and discursive practices; (b) exposition of ways in which it captures and seduces the subjects; (c) critical explanation of the discursive objects and conditions that make articulation patterns or routines possible. Therefore, we critically involve a synchronic plan for the characterization and a diachronic plan for the identification of reproduction and/or subversion, bringing to light the norms taken as right and legitimate of the evaluative system in focus, which enable its hegemony. Our results indicate that the examined practices are constitutively guided by discursive logics, whose opacity involves the construction of meanings around modernization, through language games in social, political and phantasmatic dimensions. The articulatory mechanism of these logics hides the contingency and political precariousness, especially due to the astonishing ideological control that the modernizing practice exerts over the Pernambuco educational evaluation discourse, offering a rewarding narrative to people, with a view to demobilization, depoliticization and acceptance of social norms. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Divane Oliveira de Moura Silva.pdf | 4,1 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons