Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49861

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCUNHA, Kátia Silva-
dc.contributor.authorSILVA, Divane Oliveira de Moura-
dc.date.accessioned2023-05-02T13:19:36Z-
dc.date.available2023-05-02T13:19:36Z-
dc.date.issued2023-02-16-
dc.identifier.citationSILVA, Divane Oliveira de Moura. Emaranhados sociais, políticos e fantasmáticos no sistema avaliativo educacional pernambucano: nas assombrações constitutivas, o que deixamos de enxergar?. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49861-
dc.description.abstractA presente pesquisa problematiza a avaliação educacional utilizada pela rede estadual de Pernambuco por meio do Programa de Modernização da Gestão Pública - Metas para a Educação. Ao compreendermos o campo educacional como campo político, nos ancoramos na ontologia política pós-estruturalista formulada pela Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe ([1985] 2015), com a articulação interpretativa proposta por Jason Glynos e David Howarth (2007). Nosso objetivo é compreender a articulação hegemônica que possibilita à política pública pernambucana intentar a padronização avaliativa das escolas da rede estadual de ensino. Formam o corpus da pesquisa: documentos oficiais - locais e nacionais, fontes bibliográficas, notícias veiculadas em diferentes mídias, websites, pronunciamentos oficiais. Sinteticamente, aspiramos oferecer as seguintes contribuições relacionadas à avaliação do sistema educacional pernambucano: (a) caracterização e transformação de seus regimes e práticas discursivas; (b) exposição de maneiras pelas quais ela prende e seduz os sujeitos; (c) explicação crítica dos objetos e condições discursivas que tornam os padrões ou rotinas de articulações possíveis. Portanto, criticamente envolvemos um plano sincrônico para a caracterização e um plano diacrônico para a identificação da reprodução e/ou subversão, trazendo à tona as normas tidas como certas e legítimas do sistema avaliativo em foco, as quais possibilitam sua hegemonia. Nossos resultados apontam que as práticas examinadas são constitutivamente guiadas por lógicas discursivas, cuja opacidade envolve a construção de significados em torno da modernização, por meio de jogos de linguagem nas dimensões sociais, políticas e fantasmáticas. O mecanismo articulatório dessas lógicas oculta a contingência e precariedade política, especialmente pelo controle ideológico assombroso que a prática modernizadora exerce sobre o discurso da avaliação educacional pernambucana, oferecendo uma narrativa gratificante às pessoas, com vistas a desmobilização, despolitização e aceitação das normas sociais.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectPernambucopt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectTeoria crítica - Educaçãopt_BR
dc.titleEmaranhados sociais, políticos e fantasmáticos no sistema avaliativo educacional pernambucano : nas assombrações constitutivas, o que deixamos de enxergar?pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9867249027380041pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8333609070079117pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAApt_BR
dc.description.abstractxThis research problematizes the educational evaluation used by the state network of Pernambuco through the Public Management Modernization Program - Goals for Education. By understanding the educational field as a political field, we are anchored in the post-structuralist political ontology formulated by Ernesto Laclau and Chantal Mouffe's Theory of Discourse ([1985] 2015), with the interpretative articulation proposed by Jason Glynos and David Howarth (2007). Our objective is to understand the hegemonic articulation that allows public policy in Pernambuco to attempt the evaluative standardization of schools in the state education network. Forming the research corpus: official documents - local and national, bibliographic sources, news published in different media, websites, official pronouncements. In summary, we aspire to offer the following contributions related to the evaluation of the Pernambuco educational system: (a) characterization and transformation of its regimes and discursive practices; (b) exposition of ways in which it captures and seduces the subjects; (c) critical explanation of the discursive objects and conditions that make articulation patterns or routines possible. Therefore, we critically involve a synchronic plan for the characterization and a diachronic plan for the identification of reproduction and/or subversion, bringing to light the norms taken as right and legitimate of the evaluative system in focus, which enable its hegemony. Our results indicate that the examined practices are constitutively guided by discursive logics, whose opacity involves the construction of meanings around modernization, through language games in social, political and phantasmatic dimensions. The articulatory mechanism of these logics hides the contingency and political precariousness, especially due to the astonishing ideological control that the modernizing practice exerts over the Pernambuco educational evaluation discourse, offering a rewarding narrative to people, with a view to demobilization, depoliticization and acceptance of social norms.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Divane Oliveira de Moura Silva.pdf4,1 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons