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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49537
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Título: | O letramento literário através do conto pai contra mãe |
Autor(es): | SILVA, Eder Pinheiro da SILVA, Carolayne Letícia da |
Palavras-chave: | Letramento literario; Conto; Classicos da literatura |
Data do documento: | 7-Nov-2022 |
Citação: | SILVA, Eder Pinheiro da. Silva, Carolayne Letícia da. O Letramento Literário Através do Conto Pai Contra Mãe. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso. Curso: Letras Português- Licenciatura. Universidade Federal de Pernambuco - Recife, 2022. |
Abstract: | A literatura confirma e nega, propõe e denuncia, apoia e combate, fornecendo a possibilidade de vivermos dialeticamente os problemas”. CANDIDO (1989). Sabendo disso, faz-se importante (re) pensar a forma de ler o texto literário e sugerir atividades de leitura que objetivem o letramento literário, pois assim coopera para a vida cognitiva e social do indivíduo, induzindo-o a desenvolver sua capacidade de crítica e argumentativa, além de fazê-lo entender o espaço em que vive e se sentir parte integrante dela. Assim, o letramento literário constitui-se como prática de leitura literária como função social e contribui para a formação do indivíduo como leitor autônomo. Colocar em prática o letramento literário no contexto real das escolas brasileira se configura como um grande desafio, uma vez que o currículo não disponibiliza o tempo necessário para tal atividade. Dessa forma, este trabalho discute a importância da leitura literária como fim para alcançar o letramento literário, assim como tenta mostrar a importância de trabalhar o gênero conto da literatura clássica, nos anos finais do ensino fundamental, como meio de preparar os estudantes para extrair a essência de gêneros muito mais complexos como, por exemplo, o romance. Para isso, utilizamos como metodologia a revisão bibliográfica, buscando entender o conceito de letramento literário, com embasamento em SOUZA; COSSON (2015), STREET (2014), CÂNDIDO (1989) e COLOMER (2007). Também, buscamos defender a importância de estudar os clássicos com COSSON (2014), CANDIDO (1989) e MACHADO (2009). E as características do gênero literário conto, para tentar mostrar uma proposta de ensino que parte de um texto menos complexo, em termos de estrutura, e evolui para algo mais complexo que, geralmente, é matéria estudada no Ensino Médio. O estudo do gênero conto perpassou teóricos como MOISES (2006), CORTÁZAR (2006) e SOARES (2007).A partir dessas reflexões, sugerimos uma sequência didática, seguindo os fundamentos teóricos de COSSON (2014) e ANTUNES (2010), aplicável aos anos finais do ensino fundamental, tendo como base o livro “Pai contra Mãe”, de Machado de Assis. Além dos teóricos já citados, centramos nossa pesquisa bibliográfica em: COLOMER (2007), REZENDE (2013), entre outros. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49537 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Língua Portuguesa - EAD |
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