Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49537
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | VIEIRA, Flaviano Marciel | - |
dc.contributor.author | SILVA, Eder Pinheiro da | - |
dc.contributor.author | SILVA, Carolayne Letícia da | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-30T16:37:11Z | - |
dc.date.available | 2023-03-30T16:37:11Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-07 | - |
dc.date.submitted | 2023-03-30 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Eder Pinheiro da. Silva, Carolayne Letícia da. O Letramento Literário Através do Conto Pai Contra Mãe. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso. Curso: Letras Português- Licenciatura. Universidade Federal de Pernambuco - Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49537 | - |
dc.description.abstract | A literatura confirma e nega, propõe e denuncia, apoia e combate, fornecendo a possibilidade de vivermos dialeticamente os problemas”. CANDIDO (1989). Sabendo disso, faz-se importante (re) pensar a forma de ler o texto literário e sugerir atividades de leitura que objetivem o letramento literário, pois assim coopera para a vida cognitiva e social do indivíduo, induzindo-o a desenvolver sua capacidade de crítica e argumentativa, além de fazê-lo entender o espaço em que vive e se sentir parte integrante dela. Assim, o letramento literário constitui-se como prática de leitura literária como função social e contribui para a formação do indivíduo como leitor autônomo. Colocar em prática o letramento literário no contexto real das escolas brasileira se configura como um grande desafio, uma vez que o currículo não disponibiliza o tempo necessário para tal atividade. Dessa forma, este trabalho discute a importância da leitura literária como fim para alcançar o letramento literário, assim como tenta mostrar a importância de trabalhar o gênero conto da literatura clássica, nos anos finais do ensino fundamental, como meio de preparar os estudantes para extrair a essência de gêneros muito mais complexos como, por exemplo, o romance. Para isso, utilizamos como metodologia a revisão bibliográfica, buscando entender o conceito de letramento literário, com embasamento em SOUZA; COSSON (2015), STREET (2014), CÂNDIDO (1989) e COLOMER (2007). Também, buscamos defender a importância de estudar os clássicos com COSSON (2014), CANDIDO (1989) e MACHADO (2009). E as características do gênero literário conto, para tentar mostrar uma proposta de ensino que parte de um texto menos complexo, em termos de estrutura, e evolui para algo mais complexo que, geralmente, é matéria estudada no Ensino Médio. O estudo do gênero conto perpassou teóricos como MOISES (2006), CORTÁZAR (2006) e SOARES (2007).A partir dessas reflexões, sugerimos uma sequência didática, seguindo os fundamentos teóricos de COSSON (2014) e ANTUNES (2010), aplicável aos anos finais do ensino fundamental, tendo como base o livro “Pai contra Mãe”, de Machado de Assis. Além dos teóricos já citados, centramos nossa pesquisa bibliográfica em: COLOMER (2007), REZENDE (2013), entre outros. | pt_BR |
dc.format.extent | 51p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Letramento literario | pt_BR |
dc.subject | Conto | pt_BR |
dc.subject | Classicos da literatura | pt_BR |
dc.title | O letramento literário através do conto pai contra mãe | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0098605549471639 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Literature confirms and denies, proposes and denounces, supports and fights, providing the possibility of living problems dialectically”. CANDIDO (1989). Knowing this, it is important to (re)think how to read the literary text and suggest reading activities that aim at literary literacy, as this cooperates with the cognitive and social life of the individual, inducing him to develop his capacity for criticism and argumentative, in addition to making him understand the space he lives in and feel an integral part of it. Thus, literary literacy is constituted as a practice of literary reading as a social function and contributes to the formation of the individual as an autonomous reader. Putting literary literacy into practice in the real context of Brazilian schools is a great challenge, since the curriculum does not provide the necessary time for such an activity. Thus, this work discusses the importance of literary reading as an end to achieve literary literacy, as well as trying to show the importance of working with the short story genre of classical literature, in the final years of elementary school, as a means of preparing students to extract the essence of much more complex genres such as, for example, the novel. For this, we used a bibliographic review as a methodology, seeking to understand the concept of literary literacy, based on SOUZA; COSSON (2015), STREET (2014), CÂNDIDO (1989) and COLOMER (2007). Also, we seek to defend the importance of studying the classics with COSSON (2014), CANDIDO (1989) and MACHADO (2009). And the characteristics of the short story literary genre, to try to show a teaching proposal that starts from a less complex text, in terms of structure, and evolves into something more complex, which is usually a subject studied in High School. The study of the short story genre permeated theorists such as MOISES (2006), CORTÁZAR (2006) and SOARES (2007). Based on these reflections, we suggest a didactic sequence, following the theoretical foundations of COSSON (2014) and ANTUNES (2010), applicable to final years of elementary school, based on the short story “Pai contra Mãe”, by Machado de Assis. In addition to the theorists already mentioned, we focused our bibliographical research on: COLOMER (2007), REZENDE (2013), among others. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas: Outros | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português a Distância | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Língua Portuguesa - EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tcc Eder e Carolayne 2022 Revisado.pdf | 1,36 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons