Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49502
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | COSTA, Alexsandro Barbosa da | - |
dc.contributor.author | SILVA, Lyncoln Francisco Alves da | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-28T12:25:27Z | - |
dc.date.available | 2023-03-28T12:25:27Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-16 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-22 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Lyncoln Francisco Alves.Merenda escolar e sua relação com o rendimento de alunos dos anos finais do ensino fundamental nas aulas práticas de educação física .2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física) . Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49502 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo trata-se de uma revisão de literatura, que visa analisar pesquisas científicas que buscam proporcionar uma melhor compreensão sobre o funcionamento do Programa Nacional de Alimentação Estudantil (PNAE), sua eficácia na oferta de alimentação dos escolares do ensino fundamental e seus impactos nas aulas de Educação Física. É importante considerar esses aspectos, uma vez que o rendimento dos escolares nas aulas de Educação Física está diretamente ligado à alimentação balanceada. Foi utilizado como pilar de fundamentação da pesquisa os conceitos trabalhados no livro Nutrição e Atividade Física: Do Adulto Saudável às Doenças Crônicas, que analisa os aspectos nutricionais e sua relação com a atividade física, além de pesquisas acessórias, que darão suporte ao texto. Quanto à metodologia escolhida para desenvolver a pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso II, fundamentou-se partindo do ponto de vista bibliográfico, por meio da abordagem qualitativa, buscando estabelecer e correlacionar os estudos já existentes. Após a análise, observou-se que há discrepância entre os cardápios planejados pelo PNAE e os alimentos ofertados na realidade, com prejuízo significativo nos nutrientes. Esse fato pode prejudicar a experiência prática dos alunos nas aulas de Educação Física Escolar. | pt_BR |
dc.format.extent | 32p | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | PNAE | pt_BR |
dc.subject | Educação Física escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Merenda escolar | pt_BR |
dc.title | Merenda escolar e sua relação com o rendimento de alunos dos anos finais do ensino fundamental nas aulas práticas de educação física | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/9167585804173541 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8241909844325724 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present study is a literature review, which aims to analyze scientific research that seeks to provide a better understanding of the functioning of the National Student Food Program (PNAE), its effectiveness in providing food for elementary school students and its impacts. in Physical Education classes. It is important to consider these aspects, since the performance of students in Physical Education classes is directly linked to a balanced diet. The concepts worked in the book Nutrition and Physical Activity: From Healthy Adults to Chronic Diseases were used as a pillar for the research, which analyzes nutritional aspects and their relationship with physical activity, in addition to ancillary research, which will support the text. As for the methodology chosen to develop the research for the Completion of Course II Work, it was based on a bibliographic point of view, through a qualitative approach, seeking to establish and correlate existing studies. After the analysis, it was observed that there is a discrepancy between the menus planned by the PNAE and the foods offered in reality, with a significant loss in nutrients. This fact can harm the practical experience of students in Physical Education classes. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-0160-1380 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Lyncoln Francisco Alves da Silva..pdf | 530,33 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons