Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49459

Comparte esta pagina

Título : Megaeventos esportivos nas aulas de educação física escolar : uma análise acerca da utilização dos jogos olímpicos nos novos currículos estaduais brasileiros.
Autor : SILVA, Matheus Athirson Gregório da
Palabras clave : megaeventos esportivos; Jogos olímpicos; currículos estaduais
Fecha de publicación : 16-nov-2022
Resumen : Os Megaeventos esportivos são eventos de grande porte voltados para o âmbito esportivo, sendo os Jogos Olímpicos a mais importante ocorrência com essas características e com grande potencial a ser utilizado nas aulas de Educação Física. O presente estudo é uma amostra por conveniência que identificou os estados brasileiros que abordam a temática dos Jogos Olímpicos dentro dos documentos curriculares norteadores estaduais criados a partir na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo analisados 23 estados mais o Distrito Federal. De acordo com a análise dos dados, temos 3 Estados que abordam os Jogos Olímpicos de forma independente a outras temáticas, 4 Estados trabalham em seus documentos curriculares norteadores o conteúdo em outras temáticas e 16 Estados mais o Distrito Federal não abordam a mesma. O Distrito Federal junto com 16 Estados analisados não trazem os Jogos Olímpicos nos seus documentos curriculares, se fazendo necessário a inclusão dessa temática em novas versões, pois a mesma trabalha os aspectos esportivos, sociais, culturais, econômicos, entre outros, que são pontos importantes a serem discutidos no ambiente escolar.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49459
Aparece en las colecciones: (TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC 2 - MATHEUS ATHIRSON GREGÓRIO DA SILVA - 2022-5.pdf356,36 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons