Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49459
Compartilhe esta página
Título: | Megaeventos esportivos nas aulas de educação física escolar : uma análise acerca da utilização dos jogos olímpicos nos novos currículos estaduais brasileiros. |
Autor(es): | SILVA, Matheus Athirson Gregório da |
Palavras-chave: | megaeventos esportivos; Jogos olímpicos; currículos estaduais |
Data do documento: | 16-Nov-2022 |
Abstract: | Os Megaeventos esportivos são eventos de grande porte voltados para o âmbito esportivo, sendo os Jogos Olímpicos a mais importante ocorrência com essas características e com grande potencial a ser utilizado nas aulas de Educação Física. O presente estudo é uma amostra por conveniência que identificou os estados brasileiros que abordam a temática dos Jogos Olímpicos dentro dos documentos curriculares norteadores estaduais criados a partir na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo analisados 23 estados mais o Distrito Federal. De acordo com a análise dos dados, temos 3 Estados que abordam os Jogos Olímpicos de forma independente a outras temáticas, 4 Estados trabalham em seus documentos curriculares norteadores o conteúdo em outras temáticas e 16 Estados mais o Distrito Federal não abordam a mesma. O Distrito Federal junto com 16 Estados analisados não trazem os Jogos Olímpicos nos seus documentos curriculares, se fazendo necessário a inclusão dessa temática em novas versões, pois a mesma trabalha os aspectos esportivos, sociais, culturais, econômicos, entre outros, que são pontos importantes a serem discutidos no ambiente escolar. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49459 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC 2 - MATHEUS ATHIRSON GREGÓRIO DA SILVA - 2022-5.pdf | 356,36 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons