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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49459

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIPPO, Bruno Rodrigo da Silva-
dc.contributor.authorSILVA, Matheus Athirson Gregório da-
dc.date.accessioned2023-03-23T10:57:31Z-
dc.date.available2023-03-23T10:57:31Z-
dc.date.issued2022-11-16-
dc.date.submitted2023-03-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49459-
dc.description.abstractOs Megaeventos esportivos são eventos de grande porte voltados para o âmbito esportivo, sendo os Jogos Olímpicos a mais importante ocorrência com essas características e com grande potencial a ser utilizado nas aulas de Educação Física. O presente estudo é uma amostra por conveniência que identificou os estados brasileiros que abordam a temática dos Jogos Olímpicos dentro dos documentos curriculares norteadores estaduais criados a partir na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo analisados 23 estados mais o Distrito Federal. De acordo com a análise dos dados, temos 3 Estados que abordam os Jogos Olímpicos de forma independente a outras temáticas, 4 Estados trabalham em seus documentos curriculares norteadores o conteúdo em outras temáticas e 16 Estados mais o Distrito Federal não abordam a mesma. O Distrito Federal junto com 16 Estados analisados não trazem os Jogos Olímpicos nos seus documentos curriculares, se fazendo necessário a inclusão dessa temática em novas versões, pois a mesma trabalha os aspectos esportivos, sociais, culturais, econômicos, entre outros, que são pontos importantes a serem discutidos no ambiente escolar.pt_BR
dc.format.extent30p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectmegaeventos esportivospt_BR
dc.subjectJogos olímpicospt_BR
dc.subjectcurrículos estaduaispt_BR
dc.titleMegaeventos esportivos nas aulas de educação física escolar : uma análise acerca da utilização dos jogos olímpicos nos novos currículos estaduais brasileiros.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/2645728023151011pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1255714190703560pt_BR
dc.description.abstractxMega sporting events are large-scale events focused on sports, and the Olympic Games are the most important occurrence with these characteristics and have great potential to be used in Physical Education classes. This study is a convenience sample that identified the Brazilian states that address the theme of the Olympic Games within the state guiding curriculum documents, created from the Common National Curriculum Base (BNCC, in the portuguese abbreviation), being analyzed 23 states and the Federal District. According to the data analysis, three states address the Olympic Games independently from other themes, 4 states work in their guiding curriculum documents the content in other themes and 16 states plus the Federal District do not address the theme. The Federal District, along with the 16 states analyzed, does not include the Olympic Games in their curriculum documents, making it necessary to include this theme in new versions, because it works on sporting, social, cultural, and economic aspects, among others, which are important points to be discussed in the school environment.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departamentdepartamento de educação físicapt_BR
dc.degree.graduationlicenciatura em educação físicapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

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