Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49314
Share on
Title: | O ensino dos esportes alternativos na educação física escolar: e a influência na motivação de professores e alunos |
Authors: | ASSIS, Matheus Alexandre de Sales |
Keywords: | Esportes Alternativos; Motivação; Ambiente escolar |
Issue Date: | 9-Nov-2022 |
Citation: | ASSIS, Matheus Alexandre de Sales. O ensino dos esportes alternativos na educação física escolar: e a influência na motivação de professores e alunos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022 |
Abstract: | O presente trabalho aborda e estuda o ensino dos esportes alternativos na educação física escolar, e também faz uma inquirição à influência do mesmo na motivação de professores e alunos, principais personagens envolvidos no processo de ensino, este estudo final de curso realiza isso através de uma revisão bibliográfica, para a realização do mesmo foram usados artigos e estudos, os quais tem como temática, esportes alternativos e a motivação nas aulas de educação física escolar, o estudo procura compreender estes artigos e também relacioná-los para que se alcance um pensamento final sobre o que são estes e como o ensino dos esportes alternativos atua e influencia no ambiente da educação física escolar, observando também a influência nas questões motivacionais, ou seja utilizando da revisão bibliográfica dos artigos, com temática esportes alternativos na educação física escolar e também motivação na educação física escolar, buscar nesses dois uma relação e investigar o que vai influenciar de fato nas aulas, o estudo discorre sobre o que são os Esportes Alternativos , mostrando que são esportes não tradicionais no contexto brasileiro, os esportes mais tradicionais no país são: futebol, vôlei, basquete e handebol, o estudo demonstra que os esportes alternativos podem ser inseridos nas aulas de Educação Física escolar por serem possíveis de se adaptar caso não existam materiais adequados para sua prática, e que o ensino desses esportes abre uma grande possibilidade e variedade de aulas, o estudo também aponta para a importância da motivação no processo de ensino aprendizagem, e como ele auxilia no mesmo pois quando os envolvidos neste estão mais motivados ele se realiza com maior fluidez e facilidade. O presente estudo aponta que o ensino dos esportes alternativos é capaz de motivar os discentes a participar das aulas por ser algo novo e que nunca foi apresentado para alguns deles, então essa “novidade” acaba se tornando atrativa para os escolares que se sentem motivados por isto a participarem das aulas assim motivando o professor a dar aulas deste tipo, e como resultado professores e alunos mais motivados. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49314 |
Appears in Collections: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Matheus Alexandre de Sales Assis.pdf | 265,83 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License