Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49314

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorKOHL, Henrique Gerson-
dc.contributor.authorASSIS, Matheus Alexandre de Sales-
dc.date.accessioned2023-03-10T11:54:30Z-
dc.date.available2023-03-10T11:54:30Z-
dc.date.issued2022-11-09-
dc.date.submitted2023-03-09-
dc.identifier.citationASSIS, Matheus Alexandre de Sales. O ensino dos esportes alternativos na educação física escolar: e a influência na motivação de professores e alunos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49314-
dc.description.abstractO presente trabalho aborda e estuda o ensino dos esportes alternativos na educação física escolar, e também faz uma inquirição à influência do mesmo na motivação de professores e alunos, principais personagens envolvidos no processo de ensino, este estudo final de curso realiza isso através de uma revisão bibliográfica, para a realização do mesmo foram usados artigos e estudos, os quais tem como temática, esportes alternativos e a motivação nas aulas de educação física escolar, o estudo procura compreender estes artigos e também relacioná-los para que se alcance um pensamento final sobre o que são estes e como o ensino dos esportes alternativos atua e influencia no ambiente da educação física escolar, observando também a influência nas questões motivacionais, ou seja utilizando da revisão bibliográfica dos artigos, com temática esportes alternativos na educação física escolar e também motivação na educação física escolar, buscar nesses dois uma relação e investigar o que vai influenciar de fato nas aulas, o estudo discorre sobre o que são os Esportes Alternativos , mostrando que são esportes não tradicionais no contexto brasileiro, os esportes mais tradicionais no país são: futebol, vôlei, basquete e handebol, o estudo demonstra que os esportes alternativos podem ser inseridos nas aulas de Educação Física escolar por serem possíveis de se adaptar caso não existam materiais adequados para sua prática, e que o ensino desses esportes abre uma grande possibilidade e variedade de aulas, o estudo também aponta para a importância da motivação no processo de ensino aprendizagem, e como ele auxilia no mesmo pois quando os envolvidos neste estão mais motivados ele se realiza com maior fluidez e facilidade. O presente estudo aponta que o ensino dos esportes alternativos é capaz de motivar os discentes a participar das aulas por ser algo novo e que nunca foi apresentado para alguns deles, então essa “novidade” acaba se tornando atrativa para os escolares que se sentem motivados por isto a participarem das aulas assim motivando o professor a dar aulas deste tipo, e como resultado professores e alunos mais motivados.pt_BR
dc.format.extent23p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEsportes Alternativospt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.titleO ensino dos esportes alternativos na educação física escolar: e a influência na motivação de professores e alunospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coRODRIGUES, Júlio Ricardo de Barros-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5748430865476746pt_BR
dc.description.abstractxThis academic work addresses and study the teaching of Alternative Sports in school’s Physical Education, and make an inquiry to the influence of the same in the motivation of teachers and students, main characters involved in the learning process, this end of course study accomplish this by a literature revision, to the fulfillment of this study, were used articles and studies, that have as theme Alternative Sports and Motivation in Physical Education school classes, this study searches to comprehend this articles and relate them with one another, to reach a final thought about what are this sports and how the teaching of those act and influences in the school Physical Education environment, also observing the influence in the motivational questions, in other words, using a literature revision, with the theme being Alternative Sports in school Physical Education and also Motivation in school Physical Education, seeking out in both of these one relation, and investigate what will influence in the classes, the study talks about what are the Alternative Sports, showing that are non-traditional sports in the Brazilian context , the most traditional sports in the country are: football, volleyball, basketball and handball, the study shows that the Alternative Sports can be inserted in the classes, because they are possible to adapt in a case of wich adequate materials for the practice are unavailable, and by this study it’s possible to see that the teaching of these sports opens a great possibility and variety of Physical Education Classes, this study addresses to the importance of motivation in the teaching and learning process, and how it helps in this process, because when the involved in the process are motivated the process happens with more fluidity and it happens easier, this study points that the teaching of the Alternative Sports its capable of motivate the students of participating more actively in classes because it is something new for some of them, so this “new thing” become something attractive, to the scholars, that end up feeling motivated by this to participate of the classes, and this way motivating the teacher to teach more classes like these, and as a result t teachers and scholars become more motivated.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/6171416959016693pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Matheus Alexandre de Sales Assis.pdf265,83 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons