Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49275

Comparte esta pagina

Título : Generatividade, ativismo ambiental e orgulho : antecedentes da intenção de comprar alimentos orgânicos
Autor : SOUZA, Jéssica Carvalho Veras de
Palabras clave : Compras; Alimentos orgânicos; Movimento ecológico; Comportamento do consumidor
Fecha de publicación : 28-mar-2022
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SOUZA, Jéssica Carvalho Veras de. Generatividade, ativismo ambiental e orgulho: antecedentes da intenção de comprar alimentos orgânicos. 2022. Dissertação (Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Resumen : Esse estudo buscou analisar a relação entre a generatividade, o ativismo ambiental e o orgulho com a intenção de compra de alimentos orgânicos. Para que esse objetivo fosse alcançado, foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo descritivo, utilizando uma amostragem do tipo não probabilística. A coleta de dados realizou-se por meio de um survey online, distribuído pela técnica snowball. A amostra obteve 212 respondentes e utilizou a Modelagem de Equações Estruturais para análise dos dados. Os resultados obtidos destacam que a intenção de consumir alimentos orgânicos é influenciada direta e positivamente pelo ativismo ambiental e orgulho. Já a generatividade não mostrou influência direta e positiva com a intenção de consumir alimentos orgânicos, porém teve um papel de influência sobre o ativismo ambiental e o orgulho. Ademais, esse estudo suscita contribuições científicas e práticas. No que se refere às contribuições científicas, conclui-se que o presente estudo traz um contexto inédito no que se refere à intenção de compra de alimentos orgânicos, contribuindo, assim, para o avanço das pesquisas relacionadas à temática de consumo sustentável e o comportamento do consumidor. Em relação às contribuições práticas, os produtores e empresas poderão utilizar essas informações aqui contidas para fundamentar suas estratégias de marketing perante a temática, com a oportunidade de melhorarem o seu posicionamento, ganharem vantagem competitiva e lucratividade. Além disso, este estudo pode acarretar em políticas públicas de incentivo a este tipo de produção agrícola.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49275
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado – Gestão, Inovação e Consumo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Jéssica Carvalho Veras de Souza.pdf771,09 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons