Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48965

Compartilhe esta página

Título: Articulação entre a representação algébrica e a representação geométrica do objeto reta utilizando o software Function Studium
Autor(es): CAVALCANTI, Jhonatan de Holanda
Palavras-chave: Articulação; Representação algébrica; Representação geométrica; Registros de representação semiótica; Reta
Data do documento: 16-Jan-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: CAVALCANTI, Jhonatan de Holanda. Articulação entre a representação algébrica e a representação geométrica do objeto reta utilizando o software Function Studium. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Esta pesquisa tem por objetivo principal analisar como estudantes do 3o ano do ensino médio realizam a articulação entre a representação algébrica e a representação geométrica do objeto reta, dispondo-se do software Function Studium como ferramenta a ser utilizada nesse processo. Para contemplar o objetivo previamente exposto, estabelecemos os seguintes objetivos específicos: (a) Investigar as dificuldades apresentadas pelos estudantes do 3o ano do ensino médio ao realizarem a articulação entre a representação algébrica e a representação geométrica do objeto reta. (b) Compreender as implicações desse software sobre a articulação entre a representação algébrica e a representação geométrica do objeto reta. (c) Discutir a utilização do software em relação à articulação entre a representação algébrica e a representação geométrica do objeto reta. (d) Analisar criticamente as potencialidades e as dificuldades/limitações do software quanto à articulação entre a representação algébrica e a representação geométrica do objeto reta, na perspectiva de elaborar funcionalidades para possíveis modificações dentro desse ambiente. O quadro teórico é constituído pela Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS), proposta por Duval. Nessa perspectiva, realizamos uma análise prévia em relação ao objeto reta à luz da Engenharia Didático-Informática (EDI) considerando-se suas dimensões epistemológica, didática, cognitiva e informática, interligando-as. Além disso, utilizamos a EDI como quadro de análise/quadro de referência para a utilização de software educativo para um artefato que já foi desenvolvido. Com isso, percebemos a necessidade de propor situações utilizando como ferramenta o software Function Studium, levando em consideração nosso aporte teórico e os estudos preliminares realizados. As situações foram experimentadas e analisadas a fim de realizarmos uma análise crítica do software a partir da EDI, apontando suas potencialidades e dificuldades/limitações, na perspectiva de aprimoramento da tecnologia.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48965
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Jhonatan de Holanda Cavalcanti.pdf3,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons