Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48965
Compartilhe esta página
Título: | Articulação entre a representação algébrica e a representação geométrica do objeto reta utilizando o software Function Studium |
Autor(es): | CAVALCANTI, Jhonatan de Holanda |
Palavras-chave: | Articulação; Representação algébrica; Representação geométrica; Registros de representação semiótica; Reta |
Data do documento: | 16-Jan-2023 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | CAVALCANTI, Jhonatan de Holanda. Articulação entre a representação algébrica e a representação geométrica do objeto reta utilizando o software Function Studium. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Esta pesquisa tem por objetivo principal analisar como estudantes do 3o ano do ensino médio realizam a articulação entre a representação algébrica e a representação geométrica do objeto reta, dispondo-se do software Function Studium como ferramenta a ser utilizada nesse processo. Para contemplar o objetivo previamente exposto, estabelecemos os seguintes objetivos específicos: (a) Investigar as dificuldades apresentadas pelos estudantes do 3o ano do ensino médio ao realizarem a articulação entre a representação algébrica e a representação geométrica do objeto reta. (b) Compreender as implicações desse software sobre a articulação entre a representação algébrica e a representação geométrica do objeto reta. (c) Discutir a utilização do software em relação à articulação entre a representação algébrica e a representação geométrica do objeto reta. (d) Analisar criticamente as potencialidades e as dificuldades/limitações do software quanto à articulação entre a representação algébrica e a representação geométrica do objeto reta, na perspectiva de elaborar funcionalidades para possíveis modificações dentro desse ambiente. O quadro teórico é constituído pela Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS), proposta por Duval. Nessa perspectiva, realizamos uma análise prévia em relação ao objeto reta à luz da Engenharia Didático-Informática (EDI) considerando-se suas dimensões epistemológica, didática, cognitiva e informática, interligando-as. Além disso, utilizamos a EDI como quadro de análise/quadro de referência para a utilização de software educativo para um artefato que já foi desenvolvido. Com isso, percebemos a necessidade de propor situações utilizando como ferramenta o software Function Studium, levando em consideração nosso aporte teórico e os estudos preliminares realizados. As situações foram experimentadas e analisadas a fim de realizarmos uma análise crítica do software a partir da EDI, apontando suas potencialidades e dificuldades/limitações, na perspectiva de aprimoramento da tecnologia. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48965 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Jhonatan de Holanda Cavalcanti.pdf | 3,45 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons