Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48831
Compartilhe esta página
Título: | As contribuições dos laboratórios virtuais para o ensino da biologia |
Autor(es): | SILVA, Milena Mayara |
Palavras-chave: | Biologia – estudo e ensino; Ambientes virtuais de aprendizagem |
Data do documento: | 4-Mai-2022 |
Abstract: | A pesquisa teve como objetivo analisar as propostas desenvolvidas pelos Laboratórios Virtuais para o ensino de biologia na educação básica. O Laboratório Virtual está disponível na Internet e pode servir de apoio didático-pedagógico aos docentes para aulas práticas. Ele é um recurso tecnológico que simula propostas de experimentos virtuais, propondo novas dinâmicas ao processo de ensinoaprendizagem. A metodologia de abordagem qualitativa e descritiva, que a partir de um guia de análise foram selecionados três Laboratórios Virtuais de Biologia, em que cada um deles, apresentou propostas e especificidades para a abordagem de conteúdos biológicos, a depender do enfoque buscado pelo docente. Neles se observou que a prática docente pode ser melhor desenvolvida considerando a interação e o dinamismo que ele pode proporcionar. Além do não uso de materiais biológicos que muitas vezes não podem ser utilizados em laboratório convencional, colaborando com a aprendizagem do estudante, principalmente, com conteúdos que são abstratos e complexos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48831 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (EAD) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Silva, Milena Nayara..pdf | 1,64 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons