Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48831

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNEVES, Ricardo Ferreira das-
dc.contributor.authorSILVA, Milena Mayara-
dc.date.accessioned2023-01-30T13:56:26Z-
dc.date.available2023-01-30T13:56:26Z-
dc.date.issued2022-05-04-
dc.date.submitted2023-01-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48831-
dc.description.abstractA pesquisa teve como objetivo analisar as propostas desenvolvidas pelos Laboratórios Virtuais para o ensino de biologia na educação básica. O Laboratório Virtual está disponível na Internet e pode servir de apoio didático-pedagógico aos docentes para aulas práticas. Ele é um recurso tecnológico que simula propostas de experimentos virtuais, propondo novas dinâmicas ao processo de ensinoaprendizagem. A metodologia de abordagem qualitativa e descritiva, que a partir de um guia de análise foram selecionados três Laboratórios Virtuais de Biologia, em que cada um deles, apresentou propostas e especificidades para a abordagem de conteúdos biológicos, a depender do enfoque buscado pelo docente. Neles se observou que a prática docente pode ser melhor desenvolvida considerando a interação e o dinamismo que ele pode proporcionar. Além do não uso de materiais biológicos que muitas vezes não podem ser utilizados em laboratório convencional, colaborando com a aprendizagem do estudante, principalmente, com conteúdos que são abstratos e complexos.pt_BR
dc.format.extent31 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiologia – estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAmbientes virtuais de aprendizagempt_BR
dc.titleAs contribuições dos laboratórios virtuais para o ensino da biologiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253437Y5pt_BR
dc.description.abstractxThe research aimed to analyze the proposals developed by the Virtual Laboratories for the teaching of biology in basic education. The Virtual Laboratory is available on the Internet and can serve as didactic-pedagogical support for teachers for practical classes. It is a technological resource that simulates proposals for virtual experiments, proposing new dynamics to the teaching-learning process. The methodology of qualitative and descriptive approach, which based on an analysis guide, three Virtual Biology Laboratories were selected, in which each of them presented proposals and specificities for the approach of biological contents, depending on the focus sought by the professor. In them, it was observed that the teaching practice can be better developed considering the interaction and dynamism that it can provide. In addition to not using biological materials that often cannot be used in a conventional laboratory, collaborating with student learning, especially with contents that are abstract and complex.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silva, Milena Nayara..pdf1,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons