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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48589
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Título : | Ações formativas em Núcleos de Estudo em Agroecologia e Produção orgânica – NEA – de Pernambuco : um estudo bibliográfico e documental |
Autor : | BARROS JÚNIOR, José Maria de |
Palabras clave : | Ecologia agrícola – Pernambuco; Ação coletiva – Pernambuco; Educação ambiental – Pernambuco; Agricultura sustentável – Pernambuco; Bibliografia; Análise do discurso |
Fecha de publicación : | 31-may-2022 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | BARROS JÚNIOR, José Maria de. Ações formativas em Núcleos de Estudo em Agroecologia e Produção orgânica – NEA – de Pernambuco: um estudo bibliográfico e documental. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. |
Resumen : | A pesquisa objetivou compreender as ações de formação desenvolvidas pelos Núcleos de Estudos Agroecológicos (NEA) apoiados por políticas públicas em Pernambuco e como elas contemplam o conhecimento agroecológico. Tomou-se como referência: os processos de consolidação da epistemologia da ciência moderna e do paradigma de produção agrícola da Revolução Verde e suas implicações nos processos educativos; as contribuições da Agroecologia e sua relação com a Educação do Campo; e as lutas e conquistas no campo das políticas públicas, como as Chamadas para a criação, apoio e manutenção de Núcleos de Estudos Agroecológicos. A partir de uma revisão bibliográfica, analisamos publicações dos Anais do Congresso Brasileiro de Agroecologia – CBA com vistas a identificar conhecimentos agroecológicos, em particular, aqueles contemplados nas ações realizadas pelos NEA; e realizamos uma análise documental de projetos e relatórios de Núcleos de Pernambuco, obtidos por meio do contato com esses espaços e do sistema "Fala Br" (e-SIC) do Governo Federal. Os resultados da pesquisa mostram que as ações formativas desenvolvidas pelos NEA em Pernambuco apresentam diferentes formatos metodológicos em diálogo com os sujeitos educativos e estão em consonância com os conhecimentos agroecológicos problematizados nas publicações analisadas. Entre as ações identificadas estão as oficinas, cursos de pequena duração e palestras sobre questões relacionadas à Agroecologia. As temáticas trabalhadas nas ações envolvem a produção orgânica, sementes crioulas, questões relativas aos agrotóxicos e saúde, entre outras. Tais ações estão em consonância com os princípios e diretrizes da Agroecologia; com os preceitos das Chamadas Públicas de criação, apoio, manutenção e consolidação dos Núcleos. Desse modo, as ações formativas pesquisadas emergem como uma expressão dos NEA como espaços de discussão, reflexão, construção e transformação social, permeados por conhecimentos agroecológicos. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48589 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA |
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