Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48589

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Iranete Maria da Silva-
dc.contributor.authorBARROS JÚNIOR, José Maria de-
dc.date.accessioned2023-01-10T16:12:20Z-
dc.date.available2023-01-10T16:12:20Z-
dc.date.issued2022-05-31-
dc.identifier.citationBARROS JÚNIOR, José Maria de. Ações formativas em Núcleos de Estudo em Agroecologia e Produção orgânica – NEA – de Pernambuco: um estudo bibliográfico e documental. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48589-
dc.description.abstractA pesquisa objetivou compreender as ações de formação desenvolvidas pelos Núcleos de Estudos Agroecológicos (NEA) apoiados por políticas públicas em Pernambuco e como elas contemplam o conhecimento agroecológico. Tomou-se como referência: os processos de consolidação da epistemologia da ciência moderna e do paradigma de produção agrícola da Revolução Verde e suas implicações nos processos educativos; as contribuições da Agroecologia e sua relação com a Educação do Campo; e as lutas e conquistas no campo das políticas públicas, como as Chamadas para a criação, apoio e manutenção de Núcleos de Estudos Agroecológicos. A partir de uma revisão bibliográfica, analisamos publicações dos Anais do Congresso Brasileiro de Agroecologia – CBA com vistas a identificar conhecimentos agroecológicos, em particular, aqueles contemplados nas ações realizadas pelos NEA; e realizamos uma análise documental de projetos e relatórios de Núcleos de Pernambuco, obtidos por meio do contato com esses espaços e do sistema "Fala Br" (e-SIC) do Governo Federal. Os resultados da pesquisa mostram que as ações formativas desenvolvidas pelos NEA em Pernambuco apresentam diferentes formatos metodológicos em diálogo com os sujeitos educativos e estão em consonância com os conhecimentos agroecológicos problematizados nas publicações analisadas. Entre as ações identificadas estão as oficinas, cursos de pequena duração e palestras sobre questões relacionadas à Agroecologia. As temáticas trabalhadas nas ações envolvem a produção orgânica, sementes crioulas, questões relativas aos agrotóxicos e saúde, entre outras. Tais ações estão em consonância com os princípios e diretrizes da Agroecologia; com os preceitos das Chamadas Públicas de criação, apoio, manutenção e consolidação dos Núcleos. Desse modo, as ações formativas pesquisadas emergem como uma expressão dos NEA como espaços de discussão, reflexão, construção e transformação social, permeados por conhecimentos agroecológicos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEcologia agrícola – Pernambucopt_BR
dc.subjectAção coletiva – Pernambucopt_BR
dc.subjectEducação ambiental – Pernambucopt_BR
dc.subjectAgricultura sustentável – Pernambucopt_BR
dc.subjectBibliografiapt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.titleAções formativas em Núcleos de Estudo em Agroecologia e Produção orgânica – NEA – de Pernambuco : um estudo bibliográfico e documentalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCARVALHO, Cynthia Xavier de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0126125267836241pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8522397432350630pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAApt_BR
dc.description.abstractxThis research aimed to understand the educational actions developed by the Nuclei of Studies in Agroecology (NEA) supported by public policies in Pernambuco and how they employ agroecological knowledge. We drew upon the following topics as references: the processes of modern science epistemology consolidation and the agricultural production paradigm of the Green Revolution and its implications for educational processes; the contributions of Agroecology and its relationship with Field Education; and the struggles and achievements in public policies, such as the public call notices for the creation, support, and maintenance of NEA. Based on a bibliographic review, we examined publications from the Annals of the Brazilian Congress of Agroecology (CBA) to identify agroecological knowledge, especially those employed in the actions conducted by the NEA. Finally, we carried out a documentary analysis of projects and reports from NEA of Pernambuco, obtained through contact with these spaces and with the Federal Government's "Fala Br" (e-SIC) system. The results show the training actions developed by the NEA in Pernambuco have different methodological formats in dialogue with the educational subjects and are in line with the agroecological knowledge discussed in the analyzed publications. Among the identified actions, there are workshops, short courses and lectures on issues related to Agroecology. The themes addressed involve organic production, native seeds, issues related to pesticides and health, and so forth. Such actions are in line with the principles and guidelines of Agroecology, the precepts of the public call notices for the creation, support, maintenance and consolidation of the nuclei. In this vein, the training actions researched emerge as an expression of the NEA as spaces for discussion, reflection, construction and social transformation surrounded by agroecological knowledge.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/8358868600649308pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO José Maria de Barros Júnior.pdf3,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons