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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48484
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Título : | O ensino de química para estudantes surdos usuários de libras: uma intervenção com sinais conceituais. |
Autor : | SILVA, Francieli Dias da |
Palabras clave : | Química - Estudo e ensino; Língua brasileira de sinais; Surdos - Educação |
Fecha de publicación : | 24-jul-2018 |
Citación : | SILVA, Francieli Dias da. O ensino de química para estudantes surdos usuários de libras: uma intervenção com sinais conceituais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. |
Resumen : | A educação como bem se sabe é um direito de todos, e que esta deve ser respeitada e ofertada para todo e qualquer estudante, seja este dependente de uma abordagem que se utilize de alguma metodologia diferenciada ou não. Na presente pesquisa o foco principal é voltado para discutir meios de favorecer o aprendizado de estudantes surdos e usuários da Libras como sua primeira língua, que infelizmente sofre uma brusca desvantagem no que se refere a aprendizagem quando comparado aos estudantes ouvintes. Nesta perspectiva, a pesquisa em questão foi totalmente voltada para utilização de sinais conceituais, que dão o valor semântico ao sinal, e também a utilização de metodologias diferenciadas utilizadas pelo professor em sala de aula, com a função de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem do estudante. Também é válido ressaltar que o intérprete tem uma grande importância neste processo, já que é o mediador entre professor/aluno, e o responsável por estabelecer a essa comunicação sem que haja interferências, ou posicionamentos do mesmo durante as falas. Assim, motivados por todas essas questões, este trabalho buscou entender as contribuições da utilização de sinais conceituais para o ensino de Química para estudantes surdos no conteúdo de Modelos Atômicos no ensino fundamental da rede municipal de Caruaru-PE. A pesquisa foi realizada verificando qual a assimilação do conhecimento dos estudantes no primeiro encontro fazendo a utilização apenas os sinais convencionais (adaptados pelo intérprete), e após esta utilização dos sinais conceituais (inclusos no dicionário de Libras) em um segundo encontro, através de mapas mentais. Os resultados mostram que a partir da utilização dos sinais conceituais pela intérprete, juntamente com as adaptações realizadas entre uma aula e outra para ajudar o estudante a compreender o conteúdo abordado houve uma melhoria significativa no que se refere a aprendizagem dos estudantes surdos, corroborando com a ideia de que metodologias adequadas e sinais que tragam o conceito para o estudante fazem total diferença para a vida escolar do mesmo. Assim, com o presente trabalho espera-se contribuir de maneira satisfatória para a construção de novas estratégias de ensino, que auxiliem tanto o professor quando o estudante durante todo o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, esperamos que este trabalho possa incentivar outros pesquisadores a ir em busca de mais respostas e soluções para esta área da educação que ainda é muito escassa, e que assim os profissionais que estão surgindo cheguem as salas de aula preparados para uma realidade de diversidade. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48484 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
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Como entender os modelos atômicos.mpg | 47,59 MB | MPEG | Visualizar/Abrir | |
Primeira aula para apresentação dos modelos atômicos aos estudantes surdos, utilizando sinais convencionais..mpg | 223,64 MB | MPEG | Visualizar/Abrir | |
Segunda aula para apresentação dos modelos atômicos aos estudantes surdos, utilizando sinais conceituais..mpg | 336,82 MB | MPEG | Visualizar/Abrir |
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