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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48484
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | PEREIRA, Laerte Leonaldo | - |
dc.contributor.author | SILVA, Francieli Dias da | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-02T19:31:02Z | - |
dc.date.available | 2023-01-02T19:31:02Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-24 | - |
dc.date.submitted | 2022-12-30 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Francieli Dias da. O ensino de química para estudantes surdos usuários de libras: uma intervenção com sinais conceituais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48484 | - |
dc.description.abstract | A educação como bem se sabe é um direito de todos, e que esta deve ser respeitada e ofertada para todo e qualquer estudante, seja este dependente de uma abordagem que se utilize de alguma metodologia diferenciada ou não. Na presente pesquisa o foco principal é voltado para discutir meios de favorecer o aprendizado de estudantes surdos e usuários da Libras como sua primeira língua, que infelizmente sofre uma brusca desvantagem no que se refere a aprendizagem quando comparado aos estudantes ouvintes. Nesta perspectiva, a pesquisa em questão foi totalmente voltada para utilização de sinais conceituais, que dão o valor semântico ao sinal, e também a utilização de metodologias diferenciadas utilizadas pelo professor em sala de aula, com a função de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem do estudante. Também é válido ressaltar que o intérprete tem uma grande importância neste processo, já que é o mediador entre professor/aluno, e o responsável por estabelecer a essa comunicação sem que haja interferências, ou posicionamentos do mesmo durante as falas. Assim, motivados por todas essas questões, este trabalho buscou entender as contribuições da utilização de sinais conceituais para o ensino de Química para estudantes surdos no conteúdo de Modelos Atômicos no ensino fundamental da rede municipal de Caruaru-PE. A pesquisa foi realizada verificando qual a assimilação do conhecimento dos estudantes no primeiro encontro fazendo a utilização apenas os sinais convencionais (adaptados pelo intérprete), e após esta utilização dos sinais conceituais (inclusos no dicionário de Libras) em um segundo encontro, através de mapas mentais. Os resultados mostram que a partir da utilização dos sinais conceituais pela intérprete, juntamente com as adaptações realizadas entre uma aula e outra para ajudar o estudante a compreender o conteúdo abordado houve uma melhoria significativa no que se refere a aprendizagem dos estudantes surdos, corroborando com a ideia de que metodologias adequadas e sinais que tragam o conceito para o estudante fazem total diferença para a vida escolar do mesmo. Assim, com o presente trabalho espera-se contribuir de maneira satisfatória para a construção de novas estratégias de ensino, que auxiliem tanto o professor quando o estudante durante todo o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, esperamos que este trabalho possa incentivar outros pesquisadores a ir em busca de mais respostas e soluções para esta área da educação que ainda é muito escassa, e que assim os profissionais que estão surgindo cheguem as salas de aula preparados para uma realidade de diversidade. | pt_BR |
dc.format.extent | 63p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Língua brasileira de sinais | pt_BR |
dc.subject | Surdos - Educação | pt_BR |
dc.title | O ensino de química para estudantes surdos usuários de libras: uma intervenção com sinais conceituais. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4166978624922714 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4294066119210612 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Education as it is well-known is a right of all, in which it must be respected and offered to any student, whether it depends on some differentiated methodology or not. In the present research the main focus is on the deaf student and user of Libras as their first language, which unfortunately suffers a sudden disadvantage when it comes to learning compared to hearing students. In this perspective, the research in question was totally focused on the conceptual signals, which give semantic value to the signal, as well as the use of differentiated methodologies used by the teacher in the classroom, with the function of enriching the teaching learning process of the student. It is also worth mentioning that the interpreter has a great importance in this process, since it is the mediator between teacher / student, and is responsible for establishing such communication without interference or positioning during the speech. Thus, motivated by all these issues, this work sought to understand the contributions of the use of conceptual signs for the teaching of Chemistry for deaf students in the content of Atomic Models in the elementary school of the municipal network of the city of Caruaru-PE. The research was carried out verifying the assimilation of the students' knowledge in the first meeting using only the conventional signs (adapted by the interpreter), and after using the conceptual signs (included in the dictionary of Libras) in a second encounter, through mental maps. The results show that from the use of the conceptual signs, along with the adaptations made between one class and another to help the student to understand the content addressed, there was a significant improvement in the learning of deaf students, corroborating the idea of that adequate methodologies and signs that bring the concept to the student make a total difference to the school life of the student. Thus, the present work hopes to contribute in a satisfactory way to the construction of new teaching strategies, which will help both the teacher and the student throughout the teaching-learning process. In addition, it is a job to encourage other researchers to go in search of more answers and solutions to this area of education that is still very scarce, and so that the emerging professionals arrive in classrooms prepared for a reality of diversity. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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SILVA, Francieli Dias da.pdf | 772,94 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
Como entender os modelos atômicos.mpg | 47,59 MB | MPEG | Visualizar/Abrir | |
Primeira aula para apresentação dos modelos atômicos aos estudantes surdos, utilizando sinais convencionais..mpg | 223,64 MB | MPEG | Visualizar/Abrir | |
Segunda aula para apresentação dos modelos atômicos aos estudantes surdos, utilizando sinais conceituais..mpg | 336,82 MB | MPEG | Visualizar/Abrir |
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