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Título : Cartografia das pedagogias culturais antirracistas do “Boi Tira Teima” de Caruaru, Pernambuco : expressões de raça e produção de subjetividades
Autor : MINHAQUI, Ridelma Barbosa de Moura
Palabras clave : Raças; Subjetividade; Cultura; Educação – Estudos interculturais
Fecha de publicación : 28-jun-2022
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : MINHAQUI, Ridelma Barbosa de Moura. Cartografia das pedagogias culturais antirracistas do “Boi Tira Teima” de Caruaru, Pernambuco: expressões de raça e produção de subjetividades. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Resumen : Como um origami que se dobra para, no fim, apresentar-se como um objeto artístico, esta pesquisa buscou cartografar as pedagogias culturais antirracistas do ‘Boi Tira Teima’, a partir da sua atuação cultural e social, revelando modos antirracistas de ser e existir ao longo dos seus cem anos de resistência cultural na cidade de Caruaru, Pernambuco. Objetivei, de modo geral, cartografar como se estabelecem as pedagogias culturais antirracistas ao longo do tempo no âmbito do ‘Boi Tira Teima’ de Caruaru, Pernambuco e, para isso, aludo à transformação do papel em origami, relacionando o desenvolver deste pesquisar ao sensível, além de encontrar na cartografia descaminhos metodológicos para buscar compreender a transformação de um simples papel – a minha subjetividade, na produção de um origami, esta pesquisa. Como no origami, onde cada nova dobra nos surpreende com novas imagens, destaco nesta pesquisa reflexões advindas dos Estudos Culturais que inserem novos olhares à cultura popular, reconhecendo-a como produtora de cultura para além de apenas “guardiã da tradição”, formadora de identidades não-fixas. Deste modo, observo no ‘Boi Tira Teima’ ações interculturais que promovem reflexões acerca das subjetividades negras e do pensamento antirracista. O processo cartográfico trouxe como resultado a noção de que a potência feminina do Boi, por meio do grupo de dança ‘Pérola Negra’, atua como agente transformadora de subjetividades, pioneira no que se refere à apropriação identitária do grupo.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48076
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

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