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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Mário de Faria-
dc.contributor.authorMINHAQUI, Ridelma Barbosa de Moura-
dc.date.accessioned2022-12-05T11:31:40Z-
dc.date.available2022-12-05T11:31:40Z-
dc.date.issued2022-06-28-
dc.identifier.citationMINHAQUI, Ridelma Barbosa de Moura. Cartografia das pedagogias culturais antirracistas do “Boi Tira Teima” de Caruaru, Pernambuco: expressões de raça e produção de subjetividades. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48076-
dc.description.abstractComo um origami que se dobra para, no fim, apresentar-se como um objeto artístico, esta pesquisa buscou cartografar as pedagogias culturais antirracistas do ‘Boi Tira Teima’, a partir da sua atuação cultural e social, revelando modos antirracistas de ser e existir ao longo dos seus cem anos de resistência cultural na cidade de Caruaru, Pernambuco. Objetivei, de modo geral, cartografar como se estabelecem as pedagogias culturais antirracistas ao longo do tempo no âmbito do ‘Boi Tira Teima’ de Caruaru, Pernambuco e, para isso, aludo à transformação do papel em origami, relacionando o desenvolver deste pesquisar ao sensível, além de encontrar na cartografia descaminhos metodológicos para buscar compreender a transformação de um simples papel – a minha subjetividade, na produção de um origami, esta pesquisa. Como no origami, onde cada nova dobra nos surpreende com novas imagens, destaco nesta pesquisa reflexões advindas dos Estudos Culturais que inserem novos olhares à cultura popular, reconhecendo-a como produtora de cultura para além de apenas “guardiã da tradição”, formadora de identidades não-fixas. Deste modo, observo no ‘Boi Tira Teima’ ações interculturais que promovem reflexões acerca das subjetividades negras e do pensamento antirracista. O processo cartográfico trouxe como resultado a noção de que a potência feminina do Boi, por meio do grupo de dança ‘Pérola Negra’, atua como agente transformadora de subjetividades, pioneira no que se refere à apropriação identitária do grupo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRaçaspt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectEducação – Estudos interculturaispt_BR
dc.titleCartografia das pedagogias culturais antirracistas do “Boi Tira Teima” de Caruaru, Pernambuco : expressões de raça e produção de subjetividadespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/2344889785286084pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9631923493264179pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAApt_BR
dc.description.abstractxAs an origami that folds itself to, in the end, present itself as an artistic object, this research sought to map the anti-racist cultural pedagogies of the 'Boi Tira Teima', from its cultural and social performance, revealing anti-racist ways of being and existing throughout its one hundred years of cultural resistance in the city of Caruaru, Pernambuco. It was aimed, in general, to map how the anti-racist cultural pedagogies are established throughout time in the scope of the 'Boi Tira Teima' of Caruaru, Pernambuco. For that, I alluded to the transformation of paper into origami, relating the development of this research to what is sensible, besides finding in the cartography methodological paths in order to understand the transformation of a simple paper - my subjectivity, in the production of an origami, this research. As in origami, where each new fold surprises us with new images, I highlight in this research reflections arising from Cultural Studies that insert new looks at popular culture, recognizing it as a producer of culture beyond just "guardian of tradition", culture that shaper of non-fixed identities. In this way, I observe in the 'Boi Tira Teima' intercultural actions that promote reflections on black subjectivities and anti-racist thinking. The cartographic process brought as a result the notion that the female power of the group, through the dance group 'Pérola Negra', acts as a transforming agent of subjectivities with regard, as well as the beginning of the group identity appropriation.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

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