Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48057

Comparte esta pagina

Título : Representatividade feminina na sala de aula a partir das HQs da Capitã Marvel
Autor : CAVALCANTI, Luciana Kelly Ferreira
Palabras clave : Histórias em quadrinhos; HQs; Capitã Marvel; Representatividade feminina; Protagonismo feminino
Fecha de publicación : 28-oct-2022
Citación : CAVALCANTI, Luciana Kelly Ferreira. Representatividade feminina na sala de aula a partir das HQs da Capitã Marvel. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : O presente artigo foi elaborado como requisito da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso II e tem o objetivo de discutir como as HQs da Capitã Marvel podem ser um aporte teórico eficaz para trabalhar a representatividade feminina na sala de aula nas turmas de educação básica. Além de investigar como tais histórias em quadrinhos podem apresentar um exemplo de representatividade positiva, e, consequentemente, possibilitar o debate de temas pertinentes, quebrando estereótipos machistas enraizados numa sociedade patriarcal. Para isso, foi utilizado Rama e Vergueiro (2010) para conduzir a discussão acerca da utilização das HQs na sala de aula; sobre a figura da mulher na sociedade contemporânea e a importância de uma pedagogia feminista em sala de aula, Louro (1997) e Hooks (2013); bem como a análise de 12 HQs da personagem título do artigo.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48057
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Português

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Luciana Kelly Ferreira Cavalcanti .pdf2 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons