Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48057
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | POSTAL, Ricardo | - |
dc.contributor.author | CAVALCANTI, Luciana Kelly Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-01T20:33:39Z | - |
dc.date.available | 2022-12-01T20:33:39Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-28 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-15 | - |
dc.identifier.citation | CAVALCANTI, Luciana Kelly Ferreira. Representatividade feminina na sala de aula a partir das HQs da Capitã Marvel. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48057 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo foi elaborado como requisito da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso II e tem o objetivo de discutir como as HQs da Capitã Marvel podem ser um aporte teórico eficaz para trabalhar a representatividade feminina na sala de aula nas turmas de educação básica. Além de investigar como tais histórias em quadrinhos podem apresentar um exemplo de representatividade positiva, e, consequentemente, possibilitar o debate de temas pertinentes, quebrando estereótipos machistas enraizados numa sociedade patriarcal. Para isso, foi utilizado Rama e Vergueiro (2010) para conduzir a discussão acerca da utilização das HQs na sala de aula; sobre a figura da mulher na sociedade contemporânea e a importância de uma pedagogia feminista em sala de aula, Louro (1997) e Hooks (2013); bem como a análise de 12 HQs da personagem título do artigo. | pt_BR |
dc.format.extent | 29p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Histórias em quadrinhos | pt_BR |
dc.subject | HQs | pt_BR |
dc.subject | Capitã Marvel | pt_BR |
dc.subject | Representatividade feminina | pt_BR |
dc.subject | Protagonismo feminino | pt_BR |
dc.title | Representatividade feminina na sala de aula a partir das HQs da Capitã Marvel | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7954015216065317 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4468145682489069 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This article has been built as a requirement from the University's course "Trabalho de Conclusão de Curso II" as an Undergraduate Thesis, with the purpose of discussing how Captain Marvel's comic books can have an effective theoretical contribution to work female representativeness inside the classrooms of Basic Education. Besides investigating how these comics may present an example of positive representativeness and, consequently, enable the debate over relevant themes, breaking macho stereotypes rooted in a patriarchal society. Therefore, Rama and Vergueiro (2010) was used to conduct the discussion concerning the use of comics in the classroom; regarding the women's figure in contemporary society and the relevance of a feminist pedagogy in the classroom, Louro (1997) and Hooks (2013); as well as the analysis of 12 (twelve) comic books of the title character of this article. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes::Letras | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Luciana Kelly Ferreira Cavalcanti .pdf | 2 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons