Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48043
Compartilhe esta página
Título: | Remoto, o ensino ou a ergonomia?: Proposta de projeto modelo baseado nas características do home office de professores universitários em meio ao ensino remoto. |
Autor(es): | PINTO, Anne Karolinne Tavares |
Palavras-chave: | Ergonomia; Design de interiores; Design de home office; Ensino remoto |
Data do documento: | 4-Nov-2022 |
Citação: | TAVARES PINTO, Anne Karolinne. Remoto, o ensino ou a ergonomia?: Proposta de projeto modelo baseado nas características do home office de professores universitários em meio ao ensino remoto. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso Design - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru , 2022. |
Abstract: | O método de home office vem ganhando força em todo o mundo e durante a pandemia do COVID-19, o modelo tomou força e foi adotado por diversas áreas, inclusive pela educação. Com isso as residências dos professores foram convertidas em locais de trabalho e alguns ambientes foram transformados em novas salas de aula. Com a adaptação destes locais vem a preocupação se está sendo feita de modo correto, atendendo as recomendações ergonômicas e evitando assim, maiores problemas, já que o mal uso dos equipamentos pode causar problemas de saúde, como LER/DORT. Utilizando como base as normas regulamentadoras nacionais e os estudos desenvolvidos por Panero e Zelnik (2002) foram desenvolvidos: uma lista de recomendações ergonômicas e um projeto modelo de interiores de um home office, voltado a professores universitários. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48043 |
Aparece nas coleções: | (CAA-ND): TCC - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANNE KAROLINNE TAVARES PINTO.pdf | 1,58 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons