Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47925

Share on

Title: Física moderna no ensino médio: uma adaptação de uma sequência didática para ensino de radiação e radioatividade.
Authors: NASCIMENTO, João Pedro dos Anjos
Keywords: Radiação; Radioatividade; Ensino Médio; Sequência Didática
Issue Date: 3-Nov-2022
Citation: NASCIMENTO, João Pedro dos Anjos. Física Moderna no Ensino Médio: uma adaptação de uma sequência didática para ensino de radiação e radioatividade. 2022. 69 f. TCC (Graduação) - Curso de Física - Licenciatura, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: O ensino da Física deve ser capaz de fazer com que os alunos consigam interpretar o mundo de um ponto de vista das Ciências, manejando conceitos, leis e teorias científicas, ao mesmo tempo em que deve identificar aspectos inseridos no seu dia-a-dia principalmente os sociais e culturais. No entanto, alguns estudos afirmam que os alunos encontram dificuldades, ou até mesmo não conseguem, correlacionar os conteúdos científicos com o cotidiano, construindo de tal forma representações inadequadas da Ciência para explicar fenômenos do seu entorno. Devido a isto, este trabalho teve como objetivo principal adaptar uma Sequência Didática já desenvolvida por Gonçalves e colaboradores (2008), destinada ao ensino de Física das radiações no ensino médio considerando as relações Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), para a 3º ano do ensino médio. Foram realizadas sete aulas com atividades referentes à introdução à física das radiações, radiação ionizante e não ionizante e suas aplicações, emissão de radiação, radiação eletromagnética e particulada, reações nucleares e radioatividade e efeitos biológicos das radiações. Desta forma, este trabalho buscou fazer com que ao fim da sequência, os alunos fossem capazes de diferenciar os conceitos de radiação e radioatividade, bem como reconhecer os perigos da exposição a radioatividade. Como resultado, tem-se que os objetivos propostos foram parcialmente alcançados, e a participação dos alunos foi abaixo das expectativas. No entanto a metodologia utilizada na sequência mostrou que, adaptações de determinados conteúdos podem otimizar a aprendizagem dos alunos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47925
Appears in Collections:TCC - Física - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
organized (9).pdf1,33 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons