Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47925
Share on
Title: | Física moderna no ensino médio: uma adaptação de uma sequência didática para ensino de radiação e radioatividade. |
Authors: | NASCIMENTO, João Pedro dos Anjos |
Keywords: | Radiação; Radioatividade; Ensino Médio; Sequência Didática |
Issue Date: | 3-Nov-2022 |
Citation: | NASCIMENTO, João Pedro dos Anjos. Física Moderna no Ensino Médio: uma adaptação de uma sequência didática para ensino de radiação e radioatividade. 2022. 69 f. TCC (Graduação) - Curso de Física - Licenciatura, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. |
Abstract: | O ensino da Física deve ser capaz de fazer com que os alunos consigam interpretar o mundo de um ponto de vista das Ciências, manejando conceitos, leis e teorias científicas, ao mesmo tempo em que deve identificar aspectos inseridos no seu dia-a-dia principalmente os sociais e culturais. No entanto, alguns estudos afirmam que os alunos encontram dificuldades, ou até mesmo não conseguem, correlacionar os conteúdos científicos com o cotidiano, construindo de tal forma representações inadequadas da Ciência para explicar fenômenos do seu entorno. Devido a isto, este trabalho teve como objetivo principal adaptar uma Sequência Didática já desenvolvida por Gonçalves e colaboradores (2008), destinada ao ensino de Física das radiações no ensino médio considerando as relações Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), para a 3º ano do ensino médio. Foram realizadas sete aulas com atividades referentes à introdução à física das radiações, radiação ionizante e não ionizante e suas aplicações, emissão de radiação, radiação eletromagnética e particulada, reações nucleares e radioatividade e efeitos biológicos das radiações. Desta forma, este trabalho buscou fazer com que ao fim da sequência, os alunos fossem capazes de diferenciar os conceitos de radiação e radioatividade, bem como reconhecer os perigos da exposição a radioatividade. Como resultado, tem-se que os objetivos propostos foram parcialmente alcançados, e a participação dos alunos foi abaixo das expectativas. No entanto a metodologia utilizada na sequência mostrou que, adaptações de determinados conteúdos podem otimizar a aprendizagem dos alunos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47925 |
Appears in Collections: | TCC - Física - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
organized (9).pdf | 1,33 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License