Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47925

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Tassiana Fernanda Genzini de-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, João Pedro dos Anjos-
dc.date.accessioned2022-11-23T23:34:29Z-
dc.date.available2022-11-23T23:34:29Z-
dc.date.issued2022-11-03-
dc.date.submitted2022-12-22-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, João Pedro dos Anjos. Física Moderna no Ensino Médio: uma adaptação de uma sequência didática para ensino de radiação e radioatividade. 2022. 69 f. TCC (Graduação) - Curso de Física - Licenciatura, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47925-
dc.description.abstractO ensino da Física deve ser capaz de fazer com que os alunos consigam interpretar o mundo de um ponto de vista das Ciências, manejando conceitos, leis e teorias científicas, ao mesmo tempo em que deve identificar aspectos inseridos no seu dia-a-dia principalmente os sociais e culturais. No entanto, alguns estudos afirmam que os alunos encontram dificuldades, ou até mesmo não conseguem, correlacionar os conteúdos científicos com o cotidiano, construindo de tal forma representações inadequadas da Ciência para explicar fenômenos do seu entorno. Devido a isto, este trabalho teve como objetivo principal adaptar uma Sequência Didática já desenvolvida por Gonçalves e colaboradores (2008), destinada ao ensino de Física das radiações no ensino médio considerando as relações Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), para a 3º ano do ensino médio. Foram realizadas sete aulas com atividades referentes à introdução à física das radiações, radiação ionizante e não ionizante e suas aplicações, emissão de radiação, radiação eletromagnética e particulada, reações nucleares e radioatividade e efeitos biológicos das radiações. Desta forma, este trabalho buscou fazer com que ao fim da sequência, os alunos fossem capazes de diferenciar os conceitos de radiação e radioatividade, bem como reconhecer os perigos da exposição a radioatividade. Como resultado, tem-se que os objetivos propostos foram parcialmente alcançados, e a participação dos alunos foi abaixo das expectativas. No entanto a metodologia utilizada na sequência mostrou que, adaptações de determinados conteúdos podem otimizar a aprendizagem dos alunos.pt_BR
dc.format.extent68p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRadiaçãopt_BR
dc.subjectRadioatividadept_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.titleFísica moderna no ensino médio: uma adaptação de uma sequência didática para ensino de radiação e radioatividade.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6530322206688430pt_BR
dc.description.abstractxThe teaching of physics most be able to make students able to interpret the word from a Science point of view , handling concepts, laws and scientific theories, at the same time that it must identify aspects inserted in their day-to-day mainly social and cultural ones. However, some studies claim that students find it difficult, or even unable, to correlate scientific content with everyday life, Building inadequate representations of Science in such a way to explain phenomena in their surroundings . Due to this, this work had a main objective to adapt a didactic sequence already developed by Gonçalves et al. (2008), destined to the teaching of Radiation physics in high school considering the relations Science, technology and society (STS), for the 3rd year from high school. Seven classes were held with activities related to the introduction to the physics of radiation, ionizing and non-ionizing radiation and its application, radiation emission , eletromagnetic and, particulate radiation, nuclear reactions and radioactivity and biological effects of radiation. In this way,this work sought to ensure that, at the end of the sequence, students were able to differentiate the concepts of radiations and radioactivity, as well as recognize the dangers of exposure to radioactivity. As a result, the proposed objectives were partially achieved, and student participation was below expectations. However, the metodology used in the sequence showed the adaptations of certain contents can optimized students’ learning.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
organized (9).pdf1,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons