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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47915
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Título : | Construção do conhecimento científico: Rachel Carson e o caso do DDT. |
Autor : | SANTOS, Milton da Silva |
Palabras clave : | Construção do conhecimento científico; Concepção acerca da ciência; Rachel Carson e o DDT |
Fecha de publicación : | 4-nov-2022 |
Citación : | SANTOS, Milton da Silva. Construção do Conhecimento Científico: Rachel Carson e o caso do ddt. 2022. 88 f. TCC (Graduação) - Curso de Química - Licenciatura, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. |
Resumen : | A ciência pode ser compreendida como a forma de inspeção, gênese e processo para desenvolver teorias, que evoluem por meio de um processo dinâmico que não é fixo, infalível ou explicitável. Todavia, apesar de não existir um conceito único e consensual acerca da ciência, existem elementos que estão diretamente relacionados com esse conceito, como a natureza da ciência que abrange uma construção, organização, e um método científico, além de teorias, leis etc., que influenciam em questões sociais, culturais e políticas. Dessa forma, não compreender os aspectos centrais acerca da ciência por parte de Licenciandos em Química pode ser preocupante, pois ao possuírem concepções inadequadas acerca da ciência e do trabalho científico, podem propagar uma imagem deformada de ciência por meio de suas práticas. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo investigar como uma oficina temática sobre Rachel Carson e o DDT pode contribuir para a compreensão sobre a construção do conhecimento científico por licenciandos em química da UFPE, do campus Agreste. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram obtidos a partir de uma oficina temática intitulada Rachel Carson e o caso do DDT, dividida em três etapas, a saber: construção de um mapa conceitual; exposição do tema e roda de perguntas. Foram realizadas discussões sobre a natureza da ciência e do processo de construção do conhecimento científico. A pesquisa contou com o total de 8 alunos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Pernambuco, campus Agreste (UFPE-CA), pertencentes aos 8º, 9º e 10º períodos. Nos resultados pode-se observar que os alunos nos últimos períodos da graduação não percebem a maioria dos elementos centrais relacionados à construção do conhecimento científico, o que consequentemente, pode ocasionar visões deformadas do trabalho científico. Nota-se também que a maioria das ideias presentes nos mapas conceituais se assemelham a uma perspectiva pautada no senso comum, havendo a ausência de concepções sobre a ciência que abarque princípios epistemológicos e características que remete a sua natureza. Após a exposição do tema e por meio das discussões na roda de perguntas, os resultados mostraram um aumento considerável no afastamento das visões deformadas do trabalho científico, remetendo a uma compreensão mais coerente e ampla sobre o trabalho e construção do conhecimento científico. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47915 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
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