Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47915
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Ana Paula Freitas da | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Milton da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-23T18:24:58Z | - |
dc.date.available | 2022-11-23T18:24:58Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-04 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-20 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Milton da Silva. Construção do Conhecimento Científico: Rachel Carson e o caso do ddt. 2022. 88 f. TCC (Graduação) - Curso de Química - Licenciatura, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47915 | - |
dc.description.abstract | A ciência pode ser compreendida como a forma de inspeção, gênese e processo para desenvolver teorias, que evoluem por meio de um processo dinâmico que não é fixo, infalível ou explicitável. Todavia, apesar de não existir um conceito único e consensual acerca da ciência, existem elementos que estão diretamente relacionados com esse conceito, como a natureza da ciência que abrange uma construção, organização, e um método científico, além de teorias, leis etc., que influenciam em questões sociais, culturais e políticas. Dessa forma, não compreender os aspectos centrais acerca da ciência por parte de Licenciandos em Química pode ser preocupante, pois ao possuírem concepções inadequadas acerca da ciência e do trabalho científico, podem propagar uma imagem deformada de ciência por meio de suas práticas. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo investigar como uma oficina temática sobre Rachel Carson e o DDT pode contribuir para a compreensão sobre a construção do conhecimento científico por licenciandos em química da UFPE, do campus Agreste. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram obtidos a partir de uma oficina temática intitulada Rachel Carson e o caso do DDT, dividida em três etapas, a saber: construção de um mapa conceitual; exposição do tema e roda de perguntas. Foram realizadas discussões sobre a natureza da ciência e do processo de construção do conhecimento científico. A pesquisa contou com o total de 8 alunos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Pernambuco, campus Agreste (UFPE-CA), pertencentes aos 8º, 9º e 10º períodos. Nos resultados pode-se observar que os alunos nos últimos períodos da graduação não percebem a maioria dos elementos centrais relacionados à construção do conhecimento científico, o que consequentemente, pode ocasionar visões deformadas do trabalho científico. Nota-se também que a maioria das ideias presentes nos mapas conceituais se assemelham a uma perspectiva pautada no senso comum, havendo a ausência de concepções sobre a ciência que abarque princípios epistemológicos e características que remete a sua natureza. Após a exposição do tema e por meio das discussões na roda de perguntas, os resultados mostraram um aumento considerável no afastamento das visões deformadas do trabalho científico, remetendo a uma compreensão mais coerente e ampla sobre o trabalho e construção do conhecimento científico. | pt_BR |
dc.format.extent | 85p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Construção do conhecimento científico | pt_BR |
dc.subject | Concepção acerca da ciência | pt_BR |
dc.subject | Rachel Carson e o DDT | pt_BR |
dc.title | Construção do conhecimento científico: Rachel Carson e o caso do DDT. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5333687700244271 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0586155716656555 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The science can be understood as the form of inspection, genesis and process to develop theories, which evolve through a dynamic process that is not fixed, infallible or explicit. However, although there is no single and consensual concept about science, there are elements that are directly related to this concept, such as the nature of science that encompasses a construction, organization, and a scientific method, in addition to theories, laws, etc., that influence social, cultural and political issues. Thus, not understanding the central aspects about science by Chemistry Licensees can be worrisome, because by having inadequate conceptions about science and scientific work, they can propagate a deformed image of science through their practices. From this perspective, the present work aims to investigate how a thematic workshop about Rachel Carson and DDT can contribute to the comprehension of the construction of scientific knowledge by undergraduates in chemistry at UFPE, agreste campus. This is a qualitative research, whose data were obtained from a thematic workshop entitled Rachel Carson and the case of DDT, divided into three stages, namely: construction of a conceptual map; theme display and question wheel. Discussions were realized about the nature of science and the process of building scientific knowledge. The research included a total of 8 students of the Chemistry Degree course of the Federal University of Pernambuco, Agreste campus(UFPE-CA), belonging to the 8th, 9th and 10th periods. In the results, it can be observed that students in the last periods of graduation do not perceive most of the central elements about the construction of scientific knowledge, what consequently, may entail deformed visions of scientific work. It is also noted that most of the ideas present in the conceptual maps resemble a popular view of science, with the absence of conceptions about science that include epistemological principles and characteristics that remit of your nature. After the exposure of the theme and through discussions in the question wheel, the results showed a considerable increase in the distance from deformed views of scientific work, referring to a more coherent and broad understanding of the work and construction of scientific knowledge. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC__MILTON____SANTOS.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons