Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47824

Comparte esta pagina

Título : O ENSINO DE SINTAGMAS PREPOSICIONAIS PREDICADOS EM SENTENÇAS COPULATIVAS A PARTIR DE LIVROS DIDÁTICOS
Autor : PEREIRA, Kelly Carolaine dos Santos
Palabras clave : sentenças copulativas; sintagmas preposicionais; livro didático
Fecha de publicación : 1-nov-2022
Citación : PEREIRA, Kelly Carolaine dos Santos. O ENSINO DE SINTAGMAS PREPOSICIONAIS PREDICADOS EM SENTENÇAS COPULATIVAS A PARTIR DE LIVROS DIDÁTICOS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : Neste estudo, buscamos analisar como se dá o ensino de predicativos preposicionados em sentenças copulativas em livros didáticos de português, tendo em vista a escassez de investigações acerca deste contexto sintático-semântico. Para tanto, analisamos a coleção didática direcionada ao Ensino Médio Se liga nas linguagens Português (ORMUNDO E SINISCALCHI, 2020), utilizando como suporte as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) e as discussões empreendidas por Bechara (2019) e Perini (2016) em seus compêndios gramaticais. Confirmando nossa hipótese inicial, os resultados demonstraram que a coleção analisada é carente de reflexões conceituais e metodológicas no que concerne ao fenômeno em foco, visto que desconsidera a preposição enquanto núcleo e formadora de sintagmas preposicionais predicados em sentenças copulativas.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47824
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Português

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Kelly Carolaine Dos Santos Pereira.pdf1,55 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons