Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47824

Share on

Title: O ENSINO DE SINTAGMAS PREPOSICIONAIS PREDICADOS EM SENTENÇAS COPULATIVAS A PARTIR DE LIVROS DIDÁTICOS
Authors: PEREIRA, Kelly Carolaine dos Santos
Keywords: sentenças copulativas; sintagmas preposicionais; livro didático
Issue Date: 1-Nov-2022
Citation: PEREIRA, Kelly Carolaine dos Santos. O ENSINO DE SINTAGMAS PREPOSICIONAIS PREDICADOS EM SENTENÇAS COPULATIVAS A PARTIR DE LIVROS DIDÁTICOS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Neste estudo, buscamos analisar como se dá o ensino de predicativos preposicionados em sentenças copulativas em livros didáticos de português, tendo em vista a escassez de investigações acerca deste contexto sintático-semântico. Para tanto, analisamos a coleção didática direcionada ao Ensino Médio Se liga nas linguagens Português (ORMUNDO E SINISCALCHI, 2020), utilizando como suporte as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) e as discussões empreendidas por Bechara (2019) e Perini (2016) em seus compêndios gramaticais. Confirmando nossa hipótese inicial, os resultados demonstraram que a coleção analisada é carente de reflexões conceituais e metodológicas no que concerne ao fenômeno em foco, visto que desconsidera a preposição enquanto núcleo e formadora de sintagmas preposicionais predicados em sentenças copulativas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47824
Appears in Collections:(TCC) - Letras - Português

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Kelly Carolaine Dos Santos Pereira.pdf1,55 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons