Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47824
Compartilhe esta página
Título: | O ENSINO DE SINTAGMAS PREPOSICIONAIS PREDICADOS EM SENTENÇAS COPULATIVAS A PARTIR DE LIVROS DIDÁTICOS |
Autor(es): | PEREIRA, Kelly Carolaine dos Santos |
Palavras-chave: | sentenças copulativas; sintagmas preposicionais; livro didático |
Data do documento: | 1-Nov-2022 |
Citação: | PEREIRA, Kelly Carolaine dos Santos. O ENSINO DE SINTAGMAS PREPOSICIONAIS PREDICADOS EM SENTENÇAS COPULATIVAS A PARTIR DE LIVROS DIDÁTICOS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | Neste estudo, buscamos analisar como se dá o ensino de predicativos preposicionados em sentenças copulativas em livros didáticos de português, tendo em vista a escassez de investigações acerca deste contexto sintático-semântico. Para tanto, analisamos a coleção didática direcionada ao Ensino Médio Se liga nas linguagens Português (ORMUNDO E SINISCALCHI, 2020), utilizando como suporte as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) e as discussões empreendidas por Bechara (2019) e Perini (2016) em seus compêndios gramaticais. Confirmando nossa hipótese inicial, os resultados demonstraram que a coleção analisada é carente de reflexões conceituais e metodológicas no que concerne ao fenômeno em foco, visto que desconsidera a preposição enquanto núcleo e formadora de sintagmas preposicionais predicados em sentenças copulativas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47824 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Kelly Carolaine Dos Santos Pereira.pdf | 1,55 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons