Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47526

Compartilhe esta página

Título: Aplicação de gráficos de controle para o monitoramento de indicadores de eficiência do Tribunal Regional Federal da 5ª Região
Autor(es): AMARAL, Marlon Hesly de Souza
Palavras-chave: Gráficos de controle; Taxa de congestionamento; Tempo médio; Processos autocorrelacionados
Data do documento: 20-Out-2022
Citação: AMARAL, Marlon Hesly de Souza. Aplicação de gráficos de controle para o monitoramento de indicadores de eficiência do Tribunal Regional Federal da 5ª Região. 2022. 30 f. TCC (Graduação) - Curso de Estatística - Bacharelado, Centro de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Abordando o período considerado pandêmico no Brasil, onde os dados têm início em fevereiro de 2020 e seguem até junho de 2022, serão feitas análises para dois dos mais importantes indicadores do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5): o Tempo médio de tramitação dos processos de execução baixados no 1º Grau (TmBaixEx1º) e a Taxa de Congestionamento (TC). Utilizando o software (RStudio Team, 2022) e gráficos de controle, será feito o monitoramento dessas variáveis entre os anos de 2020 e 2021 para compará-las com a primeira metade de 2022. Levando em consideração a característica dos dados de cada indicador, serão considerados diferentes abordadens gráficas voltadas a avaliar a estabilidade dos mesmos. Os gráficos de controle considerados são: Gráficos de controle de Shewhart para medidas individuais e Gráficos de controle para processos autocorrelacionados, respectivamente. A aplicação de técnicas de controle estatístico de processos irá gerar limiares que permitirão identificar uma mudança de comportamento na dinâmica associada aos indicadores. Além de gerar previsões para o restante do ano de acordo com os resultados apontados e possíveis melhorias. Para calibração dos gráficos (Fase I) serão utilizados os dados referentes aos anos de 2020 e 2021, período de maior agravamento da pandemia de COVID-19 no Brasil, enquanto que o a primeira metade de 2022 com dados observados e a previsão para o restante do mesmo será tomado para o monitoramento dos indicadores (Fase II). Esta abordagem permitirá detectar se ocorreram mudanças significativas esses indicadores após o período de maior agravamento da pandemia. Além disso, os gráficos de controle possibilitam definir limites de flutuação máximo e mínimo na qual os indicadores poderão ser considerados estáveis.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47526
Aparece nas coleções:(TCC) - Estatística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Marlon Hesly de Souza Amaral.pdf478,85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons