Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47168

Share on

Title: Um Mapeamento da Inclusão da Pessoa com Deficiência no Ballet Clássico no Recife
Authors: BRASIL, Elissandra Cavalcante
Keywords: Inclusão; Pessoa com deficiência; Dança-educação; Ballet clássico
Issue Date: 31-Aug-2021
Citation: BRASIL, Elissandra Cavalcante. Um mapeamento da inclusão da pessoa com deficiência no ballet clássico no Recife. Orientadora: Francini Barros Pontes. 2021. 63 p. TCC (Graduação) - Curso de Dança. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2021.
Abstract: A pessoa com deficiência é, simplesmente, pessoa, é corpo, corpo este que pode mover e dançar o que quiser, assim como qualquer outro. Entendendo isto, esta pesquisa discute o processo de inclusão da pessoa com deficiência (PCD) no ballet clássico na cidade do Recife. Através de entrevistas e pesquisas documentais, foi realizado um mapeamento para entender como e se a inclusão está presente nas escolas e academias de dança que têm o ballet clássico como modalidade principal na cidade. Com a pandemia da COVID-19, muitas escolas fecharam, por esse motivo, apenas as escolas que já estavam funcionando no formato presencial, no período da realização deste trabalho, puderam participar da pesquisa, uma vez que o formato das aulas remotas mudou muito a dinâmica delas e esta não era a realidade do dia a dia das escolas. De tal modo, foram observadas as barreiras que impedem a presença da pessoa com deficiência de ocupar estes espaços, as possibilidades para uma mudança da situação atual e os caminhos que já estão sendo percorridos. Também foram explorados os tipos de acessibilidades propostos por Sassaki, a visão da bipedia compulsória, proposta e discutida por Carmo e Castro, voltada a dança e o contexto sócio-histórico do ballet clássico.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47168
Appears in Collections:TCC - Dança

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Elissandra Brasil TCC .pdf374,02 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons