Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47168

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPONTES, Francini Barros-
dc.contributor.authorBRASIL, Elissandra Cavalcante-
dc.date.accessioned2022-10-20T16:38:33Z-
dc.date.available2022-10-20T16:38:33Z-
dc.date.issued2021-08-31-
dc.date.submitted2022-10-12-
dc.identifier.citationBRASIL, Elissandra Cavalcante. Um mapeamento da inclusão da pessoa com deficiência no ballet clássico no Recife. Orientadora: Francini Barros Pontes. 2021. 63 p. TCC (Graduação) - Curso de Dança. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47168-
dc.description.abstractA pessoa com deficiência é, simplesmente, pessoa, é corpo, corpo este que pode mover e dançar o que quiser, assim como qualquer outro. Entendendo isto, esta pesquisa discute o processo de inclusão da pessoa com deficiência (PCD) no ballet clássico na cidade do Recife. Através de entrevistas e pesquisas documentais, foi realizado um mapeamento para entender como e se a inclusão está presente nas escolas e academias de dança que têm o ballet clássico como modalidade principal na cidade. Com a pandemia da COVID-19, muitas escolas fecharam, por esse motivo, apenas as escolas que já estavam funcionando no formato presencial, no período da realização deste trabalho, puderam participar da pesquisa, uma vez que o formato das aulas remotas mudou muito a dinâmica delas e esta não era a realidade do dia a dia das escolas. De tal modo, foram observadas as barreiras que impedem a presença da pessoa com deficiência de ocupar estes espaços, as possibilidades para uma mudança da situação atual e os caminhos que já estão sendo percorridos. Também foram explorados os tipos de acessibilidades propostos por Sassaki, a visão da bipedia compulsória, proposta e discutida por Carmo e Castro, voltada a dança e o contexto sócio-histórico do ballet clássico.pt_BR
dc.format.extent63 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectPessoa com deficiênciapt_BR
dc.subjectDança-educaçãopt_BR
dc.subjectBallet clássicopt_BR
dc.titleUm Mapeamento da Inclusão da Pessoa com Deficiência no Ballet Clássico no Recifept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7105555026466871pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2595177979003633pt_BR
dc.description.abstractxA disabled person is simply a person, it is a body, a body that can move and dance whatever it wants, like any other. Understanding this, this research discusses the inclusion process of people with disabilities (PWD) in classical ballet at the city of Recife. Through interviews and documentary research, a mapping was created to understand how and if inclusion is present at schools and dance academies that have the classical ballet as their main modality in the city. With COVID-19 pandemic, many schools were closed, for this reason, only schools that were working with in-person learning, by the period of this work, were able to participate in the research, once that remote learning have changed their dynamics a lot and this was not the true reality of everyday life in schools. Insomuch, were observed the barriers that can prevent the presence of people with disabilities to occupy this spaces, the possibilities for a change in the current situation and the paths that are already being taken. Also, were explored the types of accessibilities proposed by Sassaki, as well as the compulsory biped vision, proposed and discussed by Carmo and Castro, directed to the dance and the socio-historical context of the ballet classic.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DA) - Departamento de Artespt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Dança – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elissandra Brasil TCC .pdf374,02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons