Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46677
Comparte esta pagina
Título : | Medidas de restrição ao uso do automóvel |
Autor : | ALBUQUERQUE, Juliana de Vasconcelos HENRIQUES, Ruy de Martins |
Palabras clave : | Engenharia Civil; Uso do automóvel; Mobilidade urbana; Melhoria do espaço comum |
Fecha de publicación : | 1-jul-2017 |
Citación : | ALBUQUERQUE, Juliana de Vasconcelos; HENRIQUES, Ruy de Martins. Medidas de restrição ao uso do automóvel. 2017. 53 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017. |
Resumen : | Desde a criação do primeiro automóvel até os dias de hoje, pode-se observar um crescimento desordenado na sua utilização. Devido ao crescimento da indústria automobilística, novas técnicas de produção em massa e incentivos que historicamente facilitaram a compra e uso do carro chega-se a uma situação, em que o uso do automóvel como meio de transporte tornou-se exagerado ao ponto que prejudica a dinâmica das cidades. Com a mobilidade urbana dos centros urbanos, extremamente prejudicada pelo excesso de automóveis, é notório que eles que deveriam ser a solução em termos de meio de transporte tornaram-se o próprio problema. Centros urbanos passaram a ser desenvolvidos voltados aos automóveis e não as pessoas que deveriam ter direito a esses espaços. Como resultado a cidade tornou-se desigual e sua dinâmica ineficiente. Fundamentado nesta observação, foi construído este trabalho com ênfase em relatar como se chega nessa situação e como enfrentá-la. Serão estudadas nesse documento, soluções viáveis para melhoria da mobilidade urbana, com o foco na redução da quantidade dos automóveis nas ruas com políticas de restrição que desestimulem seu uso e estimulem a busca por meios alternativos de transporte. Aborda-se soluções já implantadas em várias cidades e ideias inovadoras e sustentáveis. Pedágio urbano, rodízios de veículos, redução do espaço destinado aos carros e o incentivo ao uso de bicicletas, são algumas das soluções abordadas. A escolha de qual ou quais medidas a cidade deverá tomar, depende de como é a sua situação atual e quais são as suas particularidades. Por fim, a pesquisa foi feita com intuito de quantificar e mostrar como a sociedade reage a possíveis medidas tomadas pelo governo em detrimento a melhoria do espaço comum e da qualidade de vida. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46677 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Engenharia Civil e Ambiental |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
JULIANA DE VASCONCELOS ALBUQUERQUE_ RUY DE MARTINS HENRIQUES-MEDIDAS DE RESTRIÇÃO AO USO DO AUTOMÓVEL.pdf | 2,07 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons