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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46677
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | VASCONCELOS, Fernando Jordão de | - |
dc.contributor.author | ALBUQUERQUE, Juliana de Vasconcelos | - |
dc.contributor.author | HENRIQUES, Ruy de Martins | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-22T16:35:34Z | - |
dc.date.available | 2022-09-22T16:35:34Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-01 | - |
dc.date.submitted | 2022-09-21 | - |
dc.identifier.citation | ALBUQUERQUE, Juliana de Vasconcelos; HENRIQUES, Ruy de Martins. Medidas de restrição ao uso do automóvel. 2017. 53 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46677 | - |
dc.description.abstract | Desde a criação do primeiro automóvel até os dias de hoje, pode-se observar um crescimento desordenado na sua utilização. Devido ao crescimento da indústria automobilística, novas técnicas de produção em massa e incentivos que historicamente facilitaram a compra e uso do carro chega-se a uma situação, em que o uso do automóvel como meio de transporte tornou-se exagerado ao ponto que prejudica a dinâmica das cidades. Com a mobilidade urbana dos centros urbanos, extremamente prejudicada pelo excesso de automóveis, é notório que eles que deveriam ser a solução em termos de meio de transporte tornaram-se o próprio problema. Centros urbanos passaram a ser desenvolvidos voltados aos automóveis e não as pessoas que deveriam ter direito a esses espaços. Como resultado a cidade tornou-se desigual e sua dinâmica ineficiente. Fundamentado nesta observação, foi construído este trabalho com ênfase em relatar como se chega nessa situação e como enfrentá-la. Serão estudadas nesse documento, soluções viáveis para melhoria da mobilidade urbana, com o foco na redução da quantidade dos automóveis nas ruas com políticas de restrição que desestimulem seu uso e estimulem a busca por meios alternativos de transporte. Aborda-se soluções já implantadas em várias cidades e ideias inovadoras e sustentáveis. Pedágio urbano, rodízios de veículos, redução do espaço destinado aos carros e o incentivo ao uso de bicicletas, são algumas das soluções abordadas. A escolha de qual ou quais medidas a cidade deverá tomar, depende de como é a sua situação atual e quais são as suas particularidades. Por fim, a pesquisa foi feita com intuito de quantificar e mostrar como a sociedade reage a possíveis medidas tomadas pelo governo em detrimento a melhoria do espaço comum e da qualidade de vida. | pt_BR |
dc.format.extent | 53p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.subject | Uso do automóvel | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject | Melhoria do espaço comum | pt_BR |
dc.title | Medidas de restrição ao uso do automóvel | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0310047689133449 | pt_BR |
dc.description.abstractx | From the creation of the first car to the present day, one can observe a disorderly growth in its use. Due to the growth of the automobile industry, new mass-production techniques and incentives that have historically facilitated the purchase and use of the car, a situation has arisen in which the use of the car as a means of transportation has become exaggerated to the extent that it Dynamics of cities. With the urban mobility of urban centers, greatly hampered by the excess of cars, it is well known that they should be the solution in terms of means of transport have become the problem itself. Urban centers started to be developed for automobiles and not the people who should be entitled to these spaces. As a result the city became uneven and its dynamics inefficient. Based on this observation, this work was built with an emphasis on reporting how to arrive at this situation and how to face it. Viable solutions will be studied in this document to improve urban mobility, with a focus on reducing the number of cars on the streets with restrictive policies that discourage their use and stimulate the search for alternative means of transport. It addresses solutions already implemented in several cities and innovative and sustainable ideas. Urban tolling, vehicle casters, reduction of space for cars and the encouragement of the use of bicycles are some of the solutions addressed. The choice of what or what measures the city will take depends on what your current situation is and what its particularities are. Finally, the research was done in order to quantify and show how society reacts to possible measures taken by the government to the detriment of improving the common space and quality of life. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Engenharias::Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CTG-DECV) - Departamento de Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CTG-Curso de Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Engenharia Civil e Ambiental |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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JULIANA DE VASCONCELOS ALBUQUERQUE_ RUY DE MARTINS HENRIQUES-MEDIDAS DE RESTRIÇÃO AO USO DO AUTOMÓVEL.pdf | 2,07 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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