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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46659

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Title: Análise de propriedades residuais do concreto de alto desempenho reforçado com fibras de aço submetidos à elevadas temperaturas
Authors: SANTOS, Gustavo Albuquerque Cardoso Barbosa.
Keywords: Engenharia Civil; Concreto de Alto Desempenho Reforçado com Fibras (CADRF); Alta resistência; Propriedades residuais; Temperaturas elevadas; Lascamento explosivo
Issue Date: 21-Jul-2017
Citation: SANTOS, Gustavo Albuquerque Cardoso Barbosa. Análise de propriedades residuais do concreto de alto desempenho reforçado com fibras de aço submetidos à elevadas temperaturas. 2017. 67 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.
Abstract: O concreto de alto desempeno reforçado com fibras de aço (CADRF) é considerado um material extremamente poderoso por apresentar características mecânicas bem superiores ao concreto convencional. Apesar de no Brasil experimentos com esse tipo de concreto serem escassos, internacionalmente o composto é utilizado estruturalmente. Ao se tratar de dimensionamento de estruturas, a ação do fogo é um fator importante. Experimentos sobre a influência positiva da adição de fibras de aço nas propriedades residuais do material são recorrentes, porém, alterando-se o tipo de resfriamento, estudos se tornam mais raros. O traço selecionado atualmente é material de pesquisa na UFPE, e foi escolhido por apresentar uma matriz de concreto de alto desempenho. Ao traço foi adicionado fibras de aço (l=35mm; l/d=65) em diferentes teores de volume em relação ao volume de concreto (0,5 e 0,75%), baseados em pesquisas sobre o assunto. O material possui resistência à compressão axial de 119 MPA, aproximadamente. Um programa experimental foi desenvolvido, utilizando-se corpos de prova cilíndricos, com objetivo de investigar o comportamento do concreto de alto desempenho reforçado com fibra de aço submetido à elevadas temperaturas e diferentes tipos de resfriamento. Os ensaios escolhidos para o estudo foram resistência à compressão axial e tração na compressão diametral, pela simplicidade. A caracterização do comportamento mecânico das peças ocorreu após regimes de aquecimento com duas temperaturas adotadas (400 e 600 °C). O experimento foi realizado em um forno mufla, na universidade, utilizando uma taxa de aquecimento de 1°C/min até atingir a temperatura máxima. Os tipos de resfriamento foram do tipo lento e abrupto. Os ensaios aconteceram 24 horas após o início do resfriamento. Os resultados mostraram que as fibras não influenciaram na resistência à compressão do composto na temperatura ambiente e após aquecidos. Na tração por compressão diametral, as fibras se mostraram benéficas para a matriz.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46659
Appears in Collections:(TCC) - Engenharia Civil e Ambiental



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