Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46132

Comparte esta pagina

Título : Metodologia de criação e uso de kit e-waste para robótica educacional : uma pesquisa-ação com foco na aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento
Autor : BARROS, Everton Tadeu Gonçalves Dias
Palabras clave : Educação – Robótica; Robótica Educacional; E-Waste; UFPE - Pós-graduação
Fecha de publicación : 4-may-2018
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : BARROS, Everton Tadeu Gonçalves Dias. Metodologia de criação e uso de kit e-waste para robótica educacional: uma pesquisa-ação com foco na aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
Resumen : Este trabalho está centrado na investigação e criação de uma metodologia da Robótica Educacional por meio da construção de kit com e-waste (lixo eletrônico) e materiais recicláveis, a partir de um estudo exploratório da evolução conceitual da robótica até a sua chegada na área educacional, possibilitando, dessa forma, o processo de ensino e aprendizagem de conceitos básicos nas áreas da Matemática e Ciências Naturais. O estudo faz um resgate da evolução histórica e cultural da robótica na sociedade moderna, criando um parâmetro que possibilite a ligação entres esses conceitos com o desenvolvimento do trabalho na área educacional, tendo um aporte no currículo dos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, selecionamos uma escola municipal localizada na área rural da cidade de Vitória de Santo Antão, interior de Pernambuco. A turma trabalhada foi um grupo de 20 alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, no qual buscamos articular o ensino da robótica por meio do uso de materiais recicláveis e sucatas eletrônicas, recursos estes disponíveis na própria escola e na comunidade. Tendo como metodologia de pesquisa a Pesquisa-Ação, por ter um potencial para produzir informações e conhecimentos de forma mais efetiva por meio de um processo colaborativo, determinamos um ciclo de investigação no ensino e na aprendizagem das atividades propostas. Como resultado final, observamos diferentes tipos de conhecimetos que foram mobilizados para a construção do kit e-waste. Como esses conhecimentos permeiam diferentes áreas e a partir das experiências vivenciadas, observamos os conhecimentos que surgiram, os que já tinham sido trabalhados em sala de aula, os que estavam sendo trabalhados e, por último, os conhecimentos que serão vistos apenas nos anos posteriores, mas que aparecem de forma empírica ou intuitiva. Vale também ressaltar que só a sucata eletrônica (e-waste) e os materiais recicláveis, por si sós, não conseguem realizar o processo de ensino e aprendizagem da robótica. No entanto, esses recursos são extremamente importantes para a construção de um projeto de baixo custo, além de agregar valores educacionais e ambientais.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46132
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Everton Tadeu Gonçalves Dias Barros.pdf3,12 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons