Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45690

Share on

Title: Análise antropométrica da circulação interna de uma edificação adaptada de casa do estudante para edifício administrativo.
Authors: BRANCO, Tárcio Farias Castelo
Keywords: Casa do estudante; Centro Acadêmico do Agreste; Escritórios; Antropometria
Issue Date: 14-Dec-2016
Citation: BRANCO, Tárcio Farias Castelo. Análise antropométrica da circulação interna de uma edificação adaptada de casa do estudante para edifício administrativo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Design - Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2016.
Abstract: Ao habitar o ser humano se encontra protegido e abrigado, tanto para descansar, quanto para trabalhar. O espaço construído possibilita que ele realize atividades cotidianas resguardado do mundo exterior. É no espaço interno de ambientes que são realizadas significante parte destas atividades. Portanto, ambientes planejados devem considerar o mobiliário, os equipamentos que serão utilizados e os usuários, representados através das corretas dimensões humanas. Contudo, com o passar do tempo, é possível que haja modificações na finalidade para qual o ambiente foi planejado originalmente. Isto gera a necessidade de adaptação do ambiente para o novo uso. É possível que o novo uso se adeque as limitações espaciais determinadas pelo anterior. Essa adequação é passível de verificação através do Método de Avaliação da Circulação Horizontal Interna do Ambiente. Essa análise pode determinar se o ambiente é apto para a nova função, indicando ainda se há necessidade de realização de alterações na arquitetura e/ou mobiliário existentes. O método consiste na utilização de manequins antropométricos em uma simulação de uso por vários indivíduos no ambiente e classifica as situações encontradas durante o processo em adequada, parcialmente adequada ou inadequada. A análise foi realizada na edificação adaptada de casa do estudante para edifício administrativo e das coordenações de curso da Universidade Federal de Pernambuco, Campus Acadêmico do Agreste, em Caruaru, Pernambuco. Os resultados encontrados possibilitaram tanto determinar a adequação da edificação para o uso atual como identificar quais possíveis modificações beneficiariam a funcionalidade da circulação horizontal.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45690
Appears in Collections:(CAA-ND): TCC - Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRANCO, Tárcio Farias Castelo.pdf3,84 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons