Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45464
Share on
Title: | Influência do Projeto Incentífico no engajamento discente para a resolução de desafios socioambientais |
Authors: | SALES, Pollyana de Andrade |
Keywords: | Estudantes - Atitudes; Ciência – Estudo e ensino - Pernambuco; Desenvolvimento sustentável - Pernambuco; Aprendizagem baseada em problemas - Pernambuco; Educação – Previsão; Inovações educacionais – Pernambuco |
Issue Date: | 18-Feb-2022 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | SALES, Pollyana de Andrade. Influência do Projeto Incentífico no engajamento discente para a resolução de desafios socioambientais. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. |
Abstract: | O Projeto Incentífico, juntamente com o Programa Engaja, visa transformar e impactar a vida de jovens líderes por meio da resolução de desafios sociais e ambientais. O programa utiliza como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas e as tendências inovadoras de ensino como a Aprendizagem Baseada em Desafios e o Design Thinking. A partir disso, propomo-nos a analisar a influência deste projeto no engajamento de jovens na resolução de desafios socioambientais. Diante desse contexto, foi realizada a construção e aplicação da Escala de Engajamento Estudantil Multidimensional com 21 estudantes do ensino médio, de escolas públicas do estado de Pernambuco e um grupo focal com os participantes que apresentaram níveis significativos de engajamento nos resultados. Para a análise de dados, a fidelidade dos resultados foi representada pelo coeficiente Alfa de Cronbach α= 0,82 representando uma confiabilidade alta e a utilização do protocolo de análise de conteúdo em cinco etapas: preparação das informações por meio da transcrição das amostras; definição das unidades de análise; agrupamento e categorização dessas unidades; descrição dos significados encontrados nas categorias e por fim, a interpretação dos conteúdos. Desta forma, os estudantes evidenciam o desenvolvimento da comunicação, da postura crítica, tomada de decisões e resolução de problemáticas durante o programa. Além disso, sensações como bem estar e entusiasmo são relatadas ao longo da pesquisa. Os níveis de engajamento são significativos nas dimensões cognitiva, emocional, comportamental, agêntica e socioambiental. Portanto, concluímos que o Projeto Incentífico influencia positivamente no engajamento estudantil dos participantes na resolução de desafios socioambientais, por meio de metodologias de ensino inovadoras e principalmente pelas experiências vivenciadas pelos estudantes durante toda a jornada. Assim, consideramos o engajamento como uma representação do compromisso que criamos com a educação. Com o propósito de desenvolver jovens lideranças para realizarem transformações sociais e ambientais. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45464 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Pollyana de Andrade Sales.pdf | 2,68 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License