Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45464

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARROS, Marcos Alexandre de Melo-
dc.contributor.authorSALES, Pollyana de Andrade-
dc.date.accessioned2022-08-04T16:32:00Z-
dc.date.available2022-08-04T16:32:00Z-
dc.date.issued2022-02-18-
dc.identifier.citationSALES, Pollyana de Andrade. Influência do Projeto Incentífico no engajamento discente para a resolução de desafios socioambientais. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45464-
dc.description.abstractO Projeto Incentífico, juntamente com o Programa Engaja, visa transformar e impactar a vida de jovens líderes por meio da resolução de desafios sociais e ambientais. O programa utiliza como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas e as tendências inovadoras de ensino como a Aprendizagem Baseada em Desafios e o Design Thinking. A partir disso, propomo-nos a analisar a influência deste projeto no engajamento de jovens na resolução de desafios socioambientais. Diante desse contexto, foi realizada a construção e aplicação da Escala de Engajamento Estudantil Multidimensional com 21 estudantes do ensino médio, de escolas públicas do estado de Pernambuco e um grupo focal com os participantes que apresentaram níveis significativos de engajamento nos resultados. Para a análise de dados, a fidelidade dos resultados foi representada pelo coeficiente Alfa de Cronbach α= 0,82 representando uma confiabilidade alta e a utilização do protocolo de análise de conteúdo em cinco etapas: preparação das informações por meio da transcrição das amostras; definição das unidades de análise; agrupamento e categorização dessas unidades; descrição dos significados encontrados nas categorias e por fim, a interpretação dos conteúdos. Desta forma, os estudantes evidenciam o desenvolvimento da comunicação, da postura crítica, tomada de decisões e resolução de problemáticas durante o programa. Além disso, sensações como bem estar e entusiasmo são relatadas ao longo da pesquisa. Os níveis de engajamento são significativos nas dimensões cognitiva, emocional, comportamental, agêntica e socioambiental. Portanto, concluímos que o Projeto Incentífico influencia positivamente no engajamento estudantil dos participantes na resolução de desafios socioambientais, por meio de metodologias de ensino inovadoras e principalmente pelas experiências vivenciadas pelos estudantes durante toda a jornada. Assim, consideramos o engajamento como uma representação do compromisso que criamos com a educação. Com o propósito de desenvolver jovens lideranças para realizarem transformações sociais e ambientais.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstudantes - Atitudespt_BR
dc.subjectCiência – Estudo e ensino - Pernambucopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentável - Pernambucopt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemas - Pernambucopt_BR
dc.subjectEducação – Previsãopt_BR
dc.subjectInovações educacionais – Pernambucopt_BR
dc.titleInfluência do Projeto Incentífico no engajamento discente para a resolução de desafios socioambientaispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1609669286836332pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8046533153531261pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThe Incentífico Project, with the Engaja Program, aims to transform and impact the lives of young leaders by solving social and environmental challenges. The program builds on the United Nations’ Sustainable Development Goals and innovative teaching trends such as Challenge Based Learning and Design Thinking. From this, we propose to analyze the influence of this project on the engagement of young people in solving socio-environmental challenges. Given this context, the construction and application of the Multidimensional Student Engagement Scale was carried out with 21 high school students from public schools in the state of Pernambuco and a focus group with participants who showed significant levels of engagement in the results. For data analysis, the fidelity of the results was represented by the Cronbach's Alpha coefficient α= 0.82, representing a high reliability and the use of the content analysis protocol in five steps: preparation of information through the transcription of the samples; definition of units of analysis; grouping and categorization of these units; description of the meanings found in the categories and, finally, the interpretation of the contents. In this way, students demonstrate the development of communication, critical posture, decision making and problem solving during the program. In addition, sensations such as well-being and enthusiasm are reported throughout the research. Engagement levels are significant in the cognitive, emotional, behavioral, agency and socio-environmental dimensions. Therefore, we conclude that the Incentífico project positively influences the student engagement of participants in solving socio-environmental challenges, through innovative teaching methodologies and mainly through the experiences lived by students throughout the journey. Thus, we consider engagement as a representation of the commitment we create with education. With the purpose of developing young leaders to carry out social and environmental transformations.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Pollyana de Andrade Sales.pdf2,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons