Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45056
Comparte esta pagina
Título : | Utilização do displacement map na criação de recursos auxiliares à educação inclusiva para pessoas com deficiência visual. |
Autor : | SILVA, Hércules Manoel Monteiro |
Palabras clave : | Deficiência visual; Educação Inclusiva; Recurso educacional tátil; Design Inclusivo; Impressão 3D |
Fecha de publicación : | 11-jul-2022 |
Citación : | SILVA, Hércules Manoel Monteiro. Utilização do displacement map na criação de recursos auxiliares à educação inclusiva para pessoas com deficiência visual. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. |
Resumen : | Globalmente, cerca de 2,2 bilhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência visual. Em um mundo cercado e priorizado por informações visuais, o comprometimento da visão pode acarretar em dificuldades no desenvolvimento pleno do indivíduo. Na educação, encontra-se uma carência de recursos táteis, o que dificulta o processo de aprendizagem desses indivíduos. Nesse contexto, o presente artigo teve como objetivo apresentar a aplicação da ferramenta displacement map para a conversão de imagens bidimensionais em tridimensionais no desenvolvimento de recursos assistivos para auxílio à educação inclusiva para Pessoas com Deficiência Visual (PDV). Para tanto, a pesquisa foi dividida em duas fases, são elas: fase 1 (compreensão), que consistiu na realização do referencial teórico; enquanto a fase 2 (aplicação), se refere a parte prática da pesquisa. Esta etapa foi guiada pelo GODP – Guia de Orientação para Desenvolvimento de Projetos. Inicialmente, buscou- se compreender as demandas de uma instituição que atende PDV, os passos seguintes estão relacionados com a realizações dos testes, tanto com o displacement map, quanto com a impressão 3D. Por fim, foram realizadas avaliações com os usuários para validar a utilização da ferramenta. A partir disso, evidenciou-se que o displacement possui potencial para agilizar a modelagem tridimensional de recursos educacionais através da conversão automática de imagens bidimensionais em tridimensionais. Assim, pode-se concluir que a materialização dos modelos gerados a partir do displacement possibilitou que usuários compreendessem as formas e símbolos presentes, bem como a altura das extrusões se apresentou de forma satisfatória para a compreensão das imagens, possibilitando que a ferramenta possa ser utilizada no desenvolvimento de recursos educacionais para auxiliar não apenas PDV, mas também pessoas que não possuem deficiência. Essa perspectiva está relacionada com as bases da Educação Inclusiva, assim como se alinha aos objetivos do Design Inclusivo/Universal. Por fim, a pesquisa não esgota a possibilidade de novos estudos relacionados com a aplicação do displacement map. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45056 |
Aparece en las colecciones: | (CAA-ND): TCC - Design |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Utilização do displacement map na criação de recursos educacionais (Design, educação inclusiva).pdf | 1,21 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons