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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45056

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGARCIA, Lucas José-
dc.contributor.authorSILVA, Hércules Manoel Monteiro-
dc.date.accessioned2022-07-13T11:35:24Z-
dc.date.available2022-07-13T11:35:24Z-
dc.date.issued2022-07-11-
dc.date.submitted2022-07-12-
dc.identifier.citationSILVA, Hércules Manoel Monteiro. Utilização do displacement map na criação de recursos auxiliares à educação inclusiva para pessoas com deficiência visual. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45056-
dc.description.abstractGlobalmente, cerca de 2,2 bilhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência visual. Em um mundo cercado e priorizado por informações visuais, o comprometimento da visão pode acarretar em dificuldades no desenvolvimento pleno do indivíduo. Na educação, encontra-se uma carência de recursos táteis, o que dificulta o processo de aprendizagem desses indivíduos. Nesse contexto, o presente artigo teve como objetivo apresentar a aplicação da ferramenta displacement map para a conversão de imagens bidimensionais em tridimensionais no desenvolvimento de recursos assistivos para auxílio à educação inclusiva para Pessoas com Deficiência Visual (PDV). Para tanto, a pesquisa foi dividida em duas fases, são elas: fase 1 (compreensão), que consistiu na realização do referencial teórico; enquanto a fase 2 (aplicação), se refere a parte prática da pesquisa. Esta etapa foi guiada pelo GODP – Guia de Orientação para Desenvolvimento de Projetos. Inicialmente, buscou- se compreender as demandas de uma instituição que atende PDV, os passos seguintes estão relacionados com a realizações dos testes, tanto com o displacement map, quanto com a impressão 3D. Por fim, foram realizadas avaliações com os usuários para validar a utilização da ferramenta. A partir disso, evidenciou-se que o displacement possui potencial para agilizar a modelagem tridimensional de recursos educacionais através da conversão automática de imagens bidimensionais em tridimensionais. Assim, pode-se concluir que a materialização dos modelos gerados a partir do displacement possibilitou que usuários compreendessem as formas e símbolos presentes, bem como a altura das extrusões se apresentou de forma satisfatória para a compreensão das imagens, possibilitando que a ferramenta possa ser utilizada no desenvolvimento de recursos educacionais para auxiliar não apenas PDV, mas também pessoas que não possuem deficiência. Essa perspectiva está relacionada com as bases da Educação Inclusiva, assim como se alinha aos objetivos do Design Inclusivo/Universal. Por fim, a pesquisa não esgota a possibilidade de novos estudos relacionados com a aplicação do displacement map.pt_BR
dc.format.extent53p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectRecurso educacional tátilpt_BR
dc.subjectDesign Inclusivopt_BR
dc.subjectImpressão 3Dpt_BR
dc.titleUtilização do displacement map na criação de recursos auxiliares à educação inclusiva para pessoas com deficiência visual.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8448536971951543pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3093013344692696pt_BR
dc.description.abstractxGlobally, about 2.2 billion people have some form of visual impairment. In a world surrounded and prioritized by visual information, impaired vision can lead to difficulties in the full development of the individual. In education, there is a lack of tactile resources, which makes the learning process of these individuals difficult. In this context, the present article aimed to present the application of the displacement map tool for the conversion of two-dimensional to three-dimensional images in the development of assistive resources to support inclusive education for People with Visual Disabilities. To this end, the research was divided into two phases, namely: phase 1 (understanding), which consisted of carrying out the theoretical framework; while phase 2 (application) refers to the practical part of the research. This step was guided by the GODP – Guidance Guide for Project Development. Initially, we sought to understand the demands of an institution that serves POS, the following steps are related to the realization of tests, both with displacement map and with 3D printing. Finally, evaluations were carried out with users to validate the use of the tool. From this, it was evidenced that displacement has the potential to speed up the threedimensional modeling of educational resources through the automatic conversion of two-dimensional to three-dimensional images. Thus, it can be concluded that the materialization of the models generated from the displacement enabled users to understand the shapes and symbols present, as well as the height of the extrusions was presented in a satisfactory way for the understanding of the images, allowing the tool to be used in the development of educational resources to assist not only People with Visual Disabilities, but also people who do not have a disability. This perspective is related to the foundations of Inclusive Education, as well as aligning with the goals of Inclusive/Universal Design. Finally, the research does not exhaust the possibility of new studies related to the application of displacement map.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outros::Desenho de Projetospt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8385-7971pt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

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