Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44862

Comparte esta pagina

Título : Educação Escolar em turmas da EJA de comunidades quilombolas: a presença da cultura quilombola nos gêneros textuais.
Autor : SILVA, Nestor Henrique Torres Bezerra da
Palabras clave : Cultura; EJA; Gêneros Textuais; Quilombolas
Fecha de publicación : 19-may-2022
Resumen : Esta pesquisa tem como objetivo compreender de que forma a cultura quilombola se faz presente nos gêneros textuais nas turmas da EJA. Reconhecemos a importância de uma Educação de Jovens e Adultos que se atente ao educando e suas particularidades, a cultura em que está inserido e ao contexto de estar em sala de aula no processo de aprendizagem como adulto, sendo respeitado. Diante dessas mesmas compreensões, nos direcionamos à educação escolar quilombola, que também requer atenção especial aos educandos e sua cultura, objetivando o fortalecimento de sua identidade negra e quilombola. Guiada pela questão: de que forma a cultura quilombola se faz presente nos gêneros textuais nas turmas da EJA?, a pesquisa se deu em uma turma de EJA quilombola do Agreste Central Norte/PE, com uso de entrevista semiestruturada com a docente responsável por esta turma. Os resultados apontam uma prática docente alicerçada na cultura da comunidade, desenvolvida por temáticas e conteúdos escolares situados na realidade dos educandos; entretanto, observamos a ausência do desenvolvimento de um trabalho que considere a perspectiva do uso dos gêneros textuais, cuja justificativa se dá pela ausência de material didático específico, dentre outras dificuldades.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44862
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - NESTOR H. TORRES.pdf236,47 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons