Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44862

Compartilhe esta página

Título: Educação Escolar em turmas da EJA de comunidades quilombolas: a presença da cultura quilombola nos gêneros textuais.
Autor(es): SILVA, Nestor Henrique Torres Bezerra da
Palavras-chave: Cultura; EJA; Gêneros Textuais; Quilombolas
Data do documento: 19-Mai-2022
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo compreender de que forma a cultura quilombola se faz presente nos gêneros textuais nas turmas da EJA. Reconhecemos a importância de uma Educação de Jovens e Adultos que se atente ao educando e suas particularidades, a cultura em que está inserido e ao contexto de estar em sala de aula no processo de aprendizagem como adulto, sendo respeitado. Diante dessas mesmas compreensões, nos direcionamos à educação escolar quilombola, que também requer atenção especial aos educandos e sua cultura, objetivando o fortalecimento de sua identidade negra e quilombola. Guiada pela questão: de que forma a cultura quilombola se faz presente nos gêneros textuais nas turmas da EJA?, a pesquisa se deu em uma turma de EJA quilombola do Agreste Central Norte/PE, com uso de entrevista semiestruturada com a docente responsável por esta turma. Os resultados apontam uma prática docente alicerçada na cultura da comunidade, desenvolvida por temáticas e conteúdos escolares situados na realidade dos educandos; entretanto, observamos a ausência do desenvolvimento de um trabalho que considere a perspectiva do uso dos gêneros textuais, cuja justificativa se dá pela ausência de material didático específico, dentre outras dificuldades.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44862
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - NESTOR H. TORRES.pdf236,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons