Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44862

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALENCAR, Maria Fernanda dos Santos-
dc.contributor.authorSILVA, Nestor Henrique Torres Bezerra da-
dc.date.accessioned2022-06-27T13:00:22Z-
dc.date.available2022-06-27T13:00:22Z-
dc.date.issued2022-05-19-
dc.date.submitted2022-05-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44862-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo compreender de que forma a cultura quilombola se faz presente nos gêneros textuais nas turmas da EJA. Reconhecemos a importância de uma Educação de Jovens e Adultos que se atente ao educando e suas particularidades, a cultura em que está inserido e ao contexto de estar em sala de aula no processo de aprendizagem como adulto, sendo respeitado. Diante dessas mesmas compreensões, nos direcionamos à educação escolar quilombola, que também requer atenção especial aos educandos e sua cultura, objetivando o fortalecimento de sua identidade negra e quilombola. Guiada pela questão: de que forma a cultura quilombola se faz presente nos gêneros textuais nas turmas da EJA?, a pesquisa se deu em uma turma de EJA quilombola do Agreste Central Norte/PE, com uso de entrevista semiestruturada com a docente responsável por esta turma. Os resultados apontam uma prática docente alicerçada na cultura da comunidade, desenvolvida por temáticas e conteúdos escolares situados na realidade dos educandos; entretanto, observamos a ausência do desenvolvimento de um trabalho que considere a perspectiva do uso dos gêneros textuais, cuja justificativa se dá pela ausência de material didático específico, dentre outras dificuldades.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectGêneros Textuaispt_BR
dc.subjectQuilombolaspt_BR
dc.titleEducação Escolar em turmas da EJA de comunidades quilombolas: a presença da cultura quilombola nos gêneros textuais.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1532774172069226pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5535666132266910pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - NESTOR H. TORRES.pdf236,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons