Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44862
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ALENCAR, Maria Fernanda dos Santos | - |
dc.contributor.author | SILVA, Nestor Henrique Torres Bezerra da | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-27T13:00:22Z | - |
dc.date.available | 2022-06-27T13:00:22Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-19 | - |
dc.date.submitted | 2022-05-31 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44862 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo compreender de que forma a cultura quilombola se faz presente nos gêneros textuais nas turmas da EJA. Reconhecemos a importância de uma Educação de Jovens e Adultos que se atente ao educando e suas particularidades, a cultura em que está inserido e ao contexto de estar em sala de aula no processo de aprendizagem como adulto, sendo respeitado. Diante dessas mesmas compreensões, nos direcionamos à educação escolar quilombola, que também requer atenção especial aos educandos e sua cultura, objetivando o fortalecimento de sua identidade negra e quilombola. Guiada pela questão: de que forma a cultura quilombola se faz presente nos gêneros textuais nas turmas da EJA?, a pesquisa se deu em uma turma de EJA quilombola do Agreste Central Norte/PE, com uso de entrevista semiestruturada com a docente responsável por esta turma. Os resultados apontam uma prática docente alicerçada na cultura da comunidade, desenvolvida por temáticas e conteúdos escolares situados na realidade dos educandos; entretanto, observamos a ausência do desenvolvimento de um trabalho que considere a perspectiva do uso dos gêneros textuais, cuja justificativa se dá pela ausência de material didático específico, dentre outras dificuldades. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.subject | Gêneros Textuais | pt_BR |
dc.subject | Quilombolas | pt_BR |
dc.title | Educação Escolar em turmas da EJA de comunidades quilombolas: a presença da cultura quilombola nos gêneros textuais. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1532774172069226 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5535666132266910 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - NESTOR H. TORRES.pdf | 236,47 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons