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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44817

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Título: O PROINFO em Pernambuco: Um olhar para a materialização da política pública a partir da produção acadêmica.
Autor(es): LIMA, Danilo Melo de
Palavras-chave: Políticas públicas; Tecnologia da informação; Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Brasil); PROINFO
Data do documento: 20-Jul-2018
Citação: LIMA, Danilo Melo de. O PROINFO em Pernambuco: Um olhar para a materialização da política pública a partir da produção acadêmica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Abstract: O presente trabalho pretendeu analisar, a partir da produção acadêmica disponível, a materialização das ações propostas pelo PROINFO (Programa Nacional de Tecnologia Educacional) no Estado de Pernambuco. O levantamento das produções que possibilitaram sua realização aconteceu a partir da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Federal de Pernambuco (BDTD/UFPE) e contemplou trabalhos produzidos nas duas décadas deste século XXI. A pesquisa que aqui desenvolvemos é bibliográfica, trazendo também na sua constituição elementos de pesquisa documental. Os documentos oficiais considerados em seu desenvolvimento foram as portarias que fundaram e reconfiguraram o programa com o passar dos anos, os decretos federais que lhe agregaram competências e novas jurisdições, além dos manuais e apostilas de seu funcionamento elaborados e distribuídos pelo Ministério da Educação. A análise de conteúdo (BARDIN, 1977), em articulação com a análise documental, nos auxiliou no trato dos dados coletados a partir do levantamento. A elaboração da discussão sobre o PROINFO considerou o percurso histórico de sua fundação, seus meios de funcionamento e sua materialização no contexto pernambucano. Os resultados alcançados ao final de nossa pesquisa apontaram massivamente para fragilidades na materialização do PROINFO em Pernambuco, principalmente no que diz respeito a questões de infraestrutura e aos processos de formação continuada oferecidos pelo programa no Estado.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44817
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

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